As águas gourmet e o intruso alcalino

Apesar de estar no top dos países que consomem mais água engarrafada, Portugal ainda acha que ela sabe toda ao mesmo. Falámos com os melhores water sommeliers para perceber o que vai bem com um guisado ou uma salada. E ficámos a saber que, com gás ou sem ele, o que importa é o terroir. Só não lhes dêem águas alcalinas...

Foto
Getty Images

Uma noite, Martin Riese mandou vir ostras. Ainda vinham a caminho e já ele estava a fazer pesquisa. Das quase mil águas que provou na vida, qual seria a mais apropriada para acompanhar o bivalve? A resposta veio da Eslovénia. A Roi nasce na região da Styria, uma zona tectónica reconhecida por ser uma bomba de magnésio. Martin foi buscá-la à sua garrafeira aquífera, trouxe-a para a mesa e a magia aconteceu. “Juntei apenas um pouco da Roi a uma ostra acabada de abrir e foi uma explosão de sabores como nunca tinha experimentado”, conta ao PÚBLICO o mais famoso water sommelier do mundo, a partir de Los Angeles.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção