Contrarrevolução: Vilafrancada e Abrilada

Depois da proclamação no Porto e na consagração em Lisboa, o Liberalismo de 1820 começa a acumular dissidências e a sofrer pressões da oposição que culminam na Vilafracada apenas três anos depois. A contrarevolução fez emergir as facções do absolutismo que persistiam no país. Mas é também consequência da ameaça da Europa conservadora da Santa Aliança.

Foto
Detalhe de espada de D. Miguel, integrada no património do Tesouro Real do palácio da Ajuda

A viagem pelo liberalismo português impôs variadas paragens fruto da permanência de grupos descontentes, da incapacidade de mobilizar a sociedade para a “bondade das ideias liberais”, do contexto internacional (europeu ou sul americano), de uma família real dividida e do protagonismo que o exército procurou assumir dos vários lados da contenda. A proposta é seguirmos uma viagem naturalmente rápida, com passagens por vários locais emblemáticos.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção