Dia da Sobrecarga do Planeta é este sábado. E há um plano para acabar com ela

O dia aparece cerca de três semanas mais tarde do que em 2019, o que é uma boa notícia. O problema é que o bom resultado decorre da pandemia. Para que a mudança seja estrutural é preciso tomar medidas e o Clube de Roma tem um plano para isso.

Foto
Thomas Vogel/Getty Images

O dia em que o planeta utilizou todos os recursos naturais que a Terra podia renovar para este ano assinala-se este sábado, três semanas mais tarde do que aconteceu no ano passado, mas a aparente boa notícia não é assim tão positiva, porque o que provocou esta mudança foi a pandemia e não qualquer mudança estrutural na forma como a Humanidade vive e consome os recursos existentes. O objectivo, por isso, é fazer com que o Dia de Sobrecarga da Terra, definido anualmente pela Global Footprint Network (GFN), seja cada vez mais tarde, mas graças a um plano traçado e desenvolvido conscientemente. E já há um em cima da mesa. 

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção