Taylor Swift doa mais de 25 mil euros a estudante portuguesa no Reino Unido

A angariação de fundos de Vitória Mário, uma estudante portuguesa de 18 anos a viver no Reino Unido, ainda não ia a meio do objectivo final quando a jovem recebeu a notícia.

Foto
Taylor Swift ajudou uma jovem emigrante portuguesa a realizar o sonho de estudar na universidade Danny Moloshok/Reuters

Vitória Mário mudou-se para Tottenham, em 2016, quando tinha 14 anos, por incentivo da mãe que esperava que a filha, ao estudar no Reino Unido, pudesse realizar os seus sonhos e ter uma vida mais confortável. “Infelizmente, o meu pai já morreu e a minha mãe continua em Portugal. Mudar-me para longe dela foi um desafio, mas foi um sacrífico que valeu a pena fazer aos olhos da minha família”, escreve Vitória na descrição da angariação de fundos na plataforma GoFundMe.

Foto
Vitória Mário é uma jovem emigrante portuguesa de 18 anos, que aos 14 se mudou para o Reino Unido para estudar DR

Quando se mudou para o Reino Unido, refere a estudante na mesma descrição, não sabia falar quase nada de inglês e agora tem notas de topo à disciplina. Preparava-se para estudar na Universidade de Warwick, na área da matemática, mas dificuldades na elegibilidade para uma bolsa de estudo puseram em risco o seu sonho. A viver apenas há quatro anos no Reino Unido, não cumpria os requisitos necessários para o financiamento universitário, explica a jovem ao PÚBLICO, acrescentando que se a sua mãe trabalhasse ali a situação já era diferente, mas vivendo com os tios não havia hipótese de receber ajuda.

“Contactei muitas pessoas [mais de 400] para tentar que me ajudassem, mas ninguém me respondeu”, diz Vitória Mário. Foi aí que a jovem decidiu criar uma angariação de fundos com um objectivo de 40 mil libras (aproximadamente 45 mil euros). Este dinheiro será utilizado para pagar os estudos, alojamento, alimentação, transporte e equipamento como um computador e manuais.

Ainda não tinha angariado metade do valor quando uma doação inesperada e generosa garantiu a sua ida para a universidade. Taylor Swift, cuja ajuda aos fãs e outras pessoas em necessidade já é conhecida, deixou uma mensagem na plataforma e o montante que faltava para as 40 mil libras. A artista doou aproximadamente 23.400 libras (cerca de 26 mil euros) e explicou num comentário na GoFundMe que, ao ler a história de Vitória, se sentiu inspirada pela sua dedicação e força de vontade em realizar os seus sonhos. “Quero oferecer-te o valor restante. Boa sorte em tudo o que fizeres! Com amor, Taylor.” Vitória não ouve muito a música da cantora norte-americana, mas agora “está mais interessada”, diz por entre risos, acrescentando que não houve qualquer contacto por parte da cantora desde a doação.

Foto
Taylor Swift deixou um comentário na plataforma, onde explica o porquê de ter doado o valor que faltava. DR

Quando viu que tinha o montante necessário para realizar o seu sonho, nem queria acreditar. “Estava surpresa. Não chorei nem nada, porque foi inesperado. Nem tivemos reacção. A minha mãe ficou muito feliz”, recorda a jovem, natural de Coimbra. Com a confirmação de que ingressou no curso que queria (matemática na Universidade de Warwick), com as aulas a iniciarem-se em Outubro, Vitória revela que quando se graduar quer ser actuária – profissional que resolve problemas, com um pensamento estratégico e grande conhecimento dos sistemas financeiros.

A jovem confessa que antes da doação de Taylor Swift não estava à espera da ajuda que já tinha recebido até então (cerca de 15 mil libras – aproximadamente 16.600 euros), até porque nos primeiros dias as doações vieram maioritariamente de amigos e familiares. “Quis pôr a minha cara nos jornais de cá [Reino Unido] para tentar chegar a mais pessoas”, refere. Depois da ajuda da artista norte-americana, o montante ultrapassa agora o inicialmente definido e chega às 47.700 libras (cerca de 53 mil euros). Vitória diz que em breve terminará a angariação de fundos e que não tem outro valor pensado além do que já lhe foi doado.

Além disso, tenciona no futuro “criar uma organização que ajude pessoas” em situações semelhantes à sua e que se vejam na impossibilidade de serem e alcançarem o que sonham por motivos financeiros ou de outra natureza.

Texto editado por Bárbara Wong


Notícia actualizada dia 24/08/2020, às 16h00 com declarações de Vitória Mário.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários