Água, fonte de energia e garante de mobilidade: o futuro do automóvel passará pelo hidrogénio?

A água não só está na base de toda a nossa existência como, em breve, poderá tornar-se essencial à mobilidade. Isto porque, estimam alguns especialistas, é pelo hidrogénio que poderá passar o futuro do automóvel.

Foto
Antes da pandemia, a Toyota tinha planos para iniciar em breve com as vendas do Mirai em Portugal DR

Foram os motores de combustão interna, tanto a gasolina como a gasóleo, que abriram caminho à democratização do automóvel, na medida em que permitiram ter um maior controlo sobre os custos de produção do que os automóveis de energia eléctrica. Porém, a velocidade estonteante do século XX, a todos os níveis, transformou o planeta e o tema das alterações climáticas impôs-se na agenda mundial, a partir do fim do primeiro milénio. Com este, fomentaram-se também os debates sobre como contrariar a tendência da pegada ambiental, nomeadamente da indústria automóvel.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção