Multibancos podem funcionar apenas por MB Way em caso de avaria

A SIBS diz que é uma alternativa à impossibilidade de uso da caixa automática.

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Andreia Patriarca

Existem caixas multibanco a funcionar apenas através da aplicação MB Way, sem a possibilidade de inserir cartões, segundo constatou o Dinheiro Vivo (DV). A situação ocorreu em Lisboa e no Porto, mas o jornal admite que possa haver situações do mesmo género em outras zonas do país.

São caixas multibanco normais, mas no ecrã aparece um símbolo novo, a informar que aquela caixa automática não aceita cartões. De acordo com o DV, ao tentar inserir um cartão, verifica-se que não é mesmo possível.

Em resposta ao DV, a SIBS, entidade responsável pela gestão e manutenção da rede multibanco, disse que se trata de casos em que a máquina tem uma “avaria” e que esta operação é conveniente para o cliente. Numa nota enviada ao PÚBLICO, a SIBS explica que “até ao segundo semestre de 2019, sempre que era detectado algum constrangimento no leitor de cartões” as caixas automáticas ficavam indisponíveis e, “após essa data, por forma a garantir sempre a máxima disponibilidade da rede [multibanco], foi introduzida a opção de levantamento de dinheiro através do MB Way, como alternativa, ao invés de colocar o ATM indisponível”. 

A opção de levantamento de dinheiro através do MB Way já estava disponível há mais tempo, mas apenas nas máquinas que eram dadas como disponíveis - ou seja, que também aceitavam os cartões. 

Como exemplo é dado o caso específico de um ATM em Lisboa, pertencente à Caixa Geral de Depósitos (CGD), que entre dia 14 e 20 deste mês não aceitou cartões, informação que foi confirmada ao DV pela CGD. Desde dia 20, voltou a fazer operações com cartões. A SIBS e a CGD descartam outras justificações que não a avaria da máquina.

A Deco disse ao DV que iria ficar atenta, uma vez que a digitalização - e a respectiva utilização destas aplicações - ainda não chega a todos. Consciente desta questão, a SIBS disse ao PÚBLICO que não pretende que esta situação seja frequente ou que as caixas automáticas deixem por completo de aceitar cartões. 

A associação de defesa do consumidor​ questiona ainda se as avarias durante um longo período de tempo não serão “por uma questão de poupança nos custos por parte da instituição bancária”. A SIBS, não os bancos, é responsável pela manutenção das caixas automáticas, e “tem equipas a monitorizar permanentemente a rede e os equipamentos que a compõem”.

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