Banhos desaconselhados na praia de Matosinhos pelo menos até segunda-feira

Chuva dos últimos dias e aumento de caudais de ribeiras pode estar na origem da diminuição da qualidade da água.

Foto
Tiago Lopes

Os banhos na praia de Matosinhos estão desaconselhados devido a uma “elevada actividade microbiológica” na água, revelou esta quinta-feira a autarquia, explicando que a situação se vai manter pelo menos até segunda-feira, quando forem conhecidos resultados de novas análises realizadas já hoje.

A mesma fonte esclareceu estar em causa uma segunda análise por parte da APA, sendo que a primeira, que levou ao desaconselhamento dos banhos, registou na água uma “elevada actividade microbiológica” relacionada com a chuva intensa dos últimos dias e o aumento dos caudais das ribeiras. “A elevada actividade microbiológica registada na água prende-se com as chuvas intensas que se registaram durante quarta-feira e a madrugada de quinta-feira, que fizeram com que os caudais das ribeiras atingissem níveis muito elevados, arrastando os sedimentos/poluentes dos canais”, esclarece a Câmara de Matosinhos.

A autarquia indicou ainda que, “paralelamente, as marés vivas e a agitação marítima elevada provocaram o descolamento de sedimentos estabilizados no fundo do mar”. Isto, acrescenta, “também pode ter degradado a qualidade da água do mar”. A expectativa do município é que a situação esteja “normalizada no início da próxima semana”. A autarquia refere ainda estar “em contacto permanente com a APA e a proceder ao acompanhamento da monitorização das águas”.

A APA está também a desaconselhar os banhos em sete praias da Póvoa de Varzim, onde esta quinta-feira foram também realizadas análises suplementares às águas da praia da Salgueira, praia Azul, praia Verde, praia dos Beijinhos, praia da Lada, praia da Lagoa-II e praia do Hotel. Para já, o aviso mantém-se até segunda-feira

Sugerir correcção