Financiamento do Estado sobe para 8000 milhões no primeiro semestre

O financiamento das administrações públicas é uma estatística mensal que mede as necessidades de financiamento líquidas do sector.

Foto
LUSA/TIAGO PETINGA

O financiamento das administrações públicas foi de 8000 milhões de euros na primeira metade de 2020, valor que compara com 1400 milhões de euros registados em igual período de 2019, divulgou esta quinta-feira o Banco de Portugal (BdP).

Segundo o banco central, desde o início do ano as administrações públicas financiaram-se junto de bancos residentes em 8,6 mil milhões de euros e junto do exterior em 0,5 mil milhões de euros.

Em contrapartida, neste período, o financiamento das administrações públicas junto de outros residentes foi de menos 1,1 mil milhões de euros.

O financiamento através de títulos foi de 11,2 mil milhões de euros, valor que “mais que compensou” o financiamento em empréstimos líquidos de depósitos de menos 3,2 mil milhões de euros, sinaliza o BdP.

O financiamento das administrações públicas é uma estatística mensal que mede as necessidades de financiamento líquidas do sector, isto é, as variações de passivos em títulos e empréstimos deduzidos da variação dos activos em depósitos e títulos de dívida.

Sendo um indicador apresentado como uma variação acumulada desde o início de cada ano, um valor negativo significa que, em termos líquidos, no período em questão, as administrações públicas amortizaram dívida ou, em alternativa, aumentaram as suas aplicações em activos financeiros.

Sugerir correcção