Concessionários de praia contrataram menos 50% nesta época balnear

Apesar das dificuldades, o presidente da Federação Portuguesa de Concessionários de Praia diz que a afluência às praias melhorou em Julho e Agosto.

Foto
Contratação de nadadores-salvadores tem custo elevado Duarte Drago

Este verão, os concessionários de praia contrataram menos funcionários, “perto de 50%”, por causa da pandemia da covid-19, da redução da afluência e até dos elevados custos de assistência a banhistas. “Não foi preciso tanta gente”, revelou à Lusa o presidente Federação Portuguesa de Concessionários de Praia, João Carreira.

O responsável falava na praia da Sereia, em Almada, no distrito de Setúbal, onde é proprietário de um restaurante, numa manhã com pouca afluência das pessoas, o que tem sido característico do Verão. Ainda assim, João Carreira relatou que, a nível nacional, o número de utentes nas praias “melhorou substancialmente” em Julho e Agosto.

“No Algarve, felizmente, melhorou imenso a partir da segunda quinzena de Julho. Melhorou muito e temos muitos turistas, nomeadamente espanhóis e alemães. Não direi todo o Algarve, mas, de facto, neste momento está com uma ocupação muito boa”, adiantou.

Já no Norte, o mês de Julho foi “razoável” e não se pode comparar com anos anteriores, até porque a época balnear iniciou-se mais tarde, em 27 de Junho, e termina já no dia 30 de Agosto.

Segundo João Carreira, a época balnear está marcada por quebras na facturação e as elevadas despesas com a assistência a banhistas também dificultaram a vida dos empresários. No entanto, agradeceu às câmaras municipais que ajudaram os empresários com a contratação destes profissionais e criticou os municípios que não o fizeram, que “infelizmente deveriam ter outra postura”.

Resta um mês de época balnear em algumas zonas do país e a afluência vai começar a diminuir, mas João Carreira tem a esperança de que o próximo inverno seja “simpático” para que as pessoas continuem a frequentar a praia e os estabelecimentos que vão continuar abertos.

“A praia é um local seguro, é lazer, é saúde e aconselho vivamente a que as pessoas venham fazer as suas caminhadas, dar os seus mergulhos. Apareçam porque estão em segurança”, apelou. 

Sugerir correcção