Vem aí chuva intensa (e a culpa é da Ellen)

Portugal continental afectado por sistema frontal associado à depressão Ellen, que traz chuva e agitação marítima de quarta a sexta-feira.

Foto
Paulo pimenta/Arquivo

Portugal continental, em especial as regiões do Norte e Centro, vai ser afectado a partir desta quarta-feira e até sexta-feira por chuva intensa e agitação marítima, associadas à depressão Ellen, informou o IPMA.

Em comunicado, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) precisa que a partir desta quarta-feira irá aproximar-se do território do continente uma superfície frontal fria, associada à depressão Ellen, “de actividade moderada e com deslocamento lento”.

De acordo com o instituto, para esta quarta-feira está prevista a ocorrência de chuva mais intensa no Minho e Douro Litoral e na quinta-feira nas restantes regiões do Norte e Centro.

“A região Sul terá temporariamente um aumento de nebulosidade com possibilidade de ocorrência de precipitação fraca no Alto Alentejo”, é referido na nota.

O IPMA adianta também que a agitação marítima na costa ocidental irá aumentar gradualmente, prevendo-se ondas de noroeste com dois a três metros a norte do Cabo Raso na sexta-feira.

A depressão Ellen, nome atribuído pelo serviço meteorológico irlandês (Met Eireann) vai afectar parte das zonas marítimas de responsabilidade nacional.

Sugerir correcção