Escolas do Turismo de Portugal distinguidas com “certificação única no mundo”

A rede recebeu a certificação TedQual da Organização Mundial de Turismo, uma distinção que o Turismo de Portugal destaca como “única” por ser “a primeira que a organização atribui a nível mundial” a uma rede de escolas.

Foto
Uma imagem do Hotel da Estrela, que vive paredes meias com as escola de turismo de Lisboa e onde os alunos praticam Fabio Teixeira / PUBLICO

A rede de Escolas do Turismo de Portugal foi auditada para uma certificação da Organização Mundial de Turismo (OMT), a TedQual, que analisa e assegura a qualidade de educação, formação profissional e investigação académica em turismo. A certificação foi agora confirmada, em comunicado, pelo Turismo de Portugal. 

Segundo esta entidade, é “a primeira [certificação TedQual] que a organização atribui a nível mundial a uma rede de escolas com estas características”. Em Portugal, a distinção também já tinha sido conseguida pelos politécnicos de Coimbra e Leiria, além da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril.

A rede de Escolas de Turismo de Portugal abrange doze unidades distribuídas pelo país, de norte a sul: Porto, Viana do Castelo, Lamego (Douro), Coimbra, Óbidos e Caldas da Rainha (Oeste), Portalegre, Lisboa, Estoril, Setúbal, Portimão, Faro e Vila Real de Santo António.

A certificação, “válida por dois anos”, vem “reconhecer a qualidade da formação proporcionada” pelas escolas da rede, destaca o Turismo de Portugal, além de “promover a melhoria contínua da formação e investigação em turismo, definindo um standard de critérios que garantem a qualidade dos projectos educativos” da Rede Escolar do Turismo de Portugal.

Entre as vantagens apontadas pelo Turismo em relação à certificação incluem-se o “integrar uma rede mundial de instituições de ensino e formação em turismo” e o “acesso a projectos de formação, cooperação e desenvolvimento internacionalmente reconhecidos”.

O processo, informam, foi iniciado em Setembro de 2019, tendo incluído “auditorias presenciais” da OMT que “incidiram sobre três cursos leccionados em todas as escolas da rede – Gestão e Produção de Cozinha, Gestão de Restauração e Bebidas e Gestão Hoteleira de Alojamento”.

Em comunicado, o Turismo de Portugal sublinha ainda que estão abertas (até 11 de Setembro) as “candidaturas em 2.ª fase (destinada a preencher vagas em aberto) para alguns dos cursos” das escolas, sendo que, para o próximo ano lectivo, “o processo de recrutamento de alunos é feito exclusivamente online e gratuito para alunos nacionais e estrangeiros”.

Sugerir correcção