Douro recebe concurso de melhores azeites do mundo

Onze países produtores põem à prova alguns dos seus melhores azeites na segunda edição do International Olive Oil Competitition, que decorre na Quinta do Portal, que venceu o ano passado.

Foto
Daniel Rocha

A competição, que se estreou no Brasil em 2019, vai decorrer entre os dias 23 e 25 de Agosto, na Quinta do Portal, depois do seu azeite Quinta do Portal Azeite Virgem Extra Premium se ter sagrado vencedor na edição do ano passado.

Situada em Sabrosa, “porta de entrada para a majestosa paisagem do Alto Douro Vinhateiro, Património Mundial da Humanidade”, a Quinta do Portal receberá mais de 80 amostras de azeite de onze países diferentes no Brasil International Olive Oil Competition (IOOC): Portugal, Argentina, Brasil, Chile, Espanha, Estados Unidos da América, Grécia, Itália, Tunísia, Turquia e Uruguai.

As provas terão lugar nos dias 24 e 25, no auditório do armazém de envelhecimento de vinhos desenhado por Siza Vieira, adianta-se em comunicado. Os resultados serão anunciados no final do dia 25.

No ano passado, outro azeite português ficou no top 10, o Mont'Alverne, produzido com azeitona de Trás-os-Montes. Os azeites portugueses da Herdade do Esporão Orgânico, da Casa de Valpereiro Premium (Sociedade Agrícola Alberto Manso) e Ethos  Galega (O & C – Olive Company​) foram também distinguidos com medalhas de ouro.

Conforme indica o comunicado, a Quinta do Portal, que inclui o enoturismo Casa das Pipas, produz azeite para consumo nos seus espaços de restauração, tendo a aposta na olivicultura crescido em 2017 com duas novas plantações de olival, uma em bordadura na Quinta do Confradeiro e outra em sistema contínuo, juntando-se a um outro olival que já estava em produção.

O Brasil IOOC é um evento gastronómico para todos os produtores de azeite do mundo, “ajudando a amplificar junto dos consumidores, distribuidores, chefs de cozinha e restaurantes, o trabalho de excelência que é feito pelos produtores na área da olivicultura”. O júri é constituído pelas “maiores autoridades da crítica gastronómica, superespecializados em azeites extravirgem”, de quatro nacionalidades diferentes.

Sugerir correcção