Que quantidade de plástico chega por ano ao oceano?

Todos os anos, estima-se que vão parar aos oceanos 4,8 milhões a 12,7 milhões de toneladas de plástico, o material de fabrico humano agora mais abundante na Terra, a seguir ao aço e ao cimento.

Foto
Muitos resíduos de plástico acabam arrastados pela chuva e pelos cursos de água tendo o oceano como destino Paulo Pimenta

Se os plásticos que todos os dias utilizamos numa imensidão de coisas acabarem no lixo e se não forem reciclados ou reaproveitados, o mais certo é que terminem num único sítio – o oceano. Levados pelos esgotos, arrastados pelas chuvas e pelos rios, é aí que este produto ubíquo da civilização moderna termina os seus dias úteis ao serviço dos seres humanos e começam muitos outros problemas, desde a morte de espécies animais enroladas ou empanturradas de plásticos até à sua contaminação pela ingestão de fragmentos plásticos muito pequenos que confundem com alimentos e, por essa via, o problema é-nos devolvido e vem parar à dieta humana. A dimensão desta crise ambiental está directamente relacionada com a quantidade de plástico que todos os anos chega ao oceano.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção