Covid-19. GNR interrompe festa ilegal com mais de 200 pessoas em Almancil

Festa foi divulgada nas redes sociais. A GNR já tinha avisado os promotores que o evento não cumpria as regras definidas para o combate à pandemia do novo coronavírus.

Foto
Os organizadores da festa foram identificados pela GNR Adriano Miranda

A GNR interrompeu no domingo uma festa privada ilegal na localidade de Almancil, em Loulé, que juntou mais de 200 pessoas depois de ter sido “amplamente divulgado pela empresa organizadora nas redes sociais”, descreve a GNR num comunicado divulgado esta segunda-feira.

As autoridades tiveram conhecimento da festa “no decorrer de diversas denúncias”, tendo apurado o local onde se iria realizar e procedido à sua fiscalização. De acordo com a nota, a entrada no evento era “exclusiva a clientes com reserva de mesa e a localização transmitida apenas 12 horas antes do seu início, contando com diversos artistas convidados.”

“Os promotores do evento foram previamente alertados pela GNR para as medidas em vigor devido à pandemia COVID-19 e advertidos para não realizarem a festa. Para além disso, foi solicitado parecer à Autoridade de Saúde, que foi negativo, por não estarem salvaguardadas todas as medidas preventivas, de protecção e segurança exigíveis para um evento daquele género”, refere a GNR.

A organização avançou na mesma com a festa, “tendo os militares da GNR chegado ao local e terminado imediatamente com a festa, ordenando a todas as pessoas que abandonassem o local”. Os organizadores do evento foram identificados no local e "os factos remetidos ao Tribunal Judicial de Loulé”, acrescenta o comunicado.

Além do incumprimento das normas da Direcção-Geral de Saúde, a GNR adianta que os promotores não dispunham da Licença Especial de Ruído emitida pela Câmara Municipal de Loulé, pelo que foi “elaborado um auto de contra-ordenação”.

Na operação colaboraram militares do Comando Territorial de Faro, através do Destacamento Territorial de Loulé, e membros do Grupo de Intervenção e Ordem Pública (GIOP) e do Grupo de Intervenção Cinotécnico (GIC).

Sugerir correcção