Miel Gibson: Chilena decidiu usar imagem do actor de Braveheart para vender mel

Um trocadilho entre a palavra “mel” (”miel” em espanhol) e o nome do actor Mel Gibson deixou uma produtora de mel chilena numa situação complicada.

Foto
Os advogados do actor ainda não se pronunciaram Phil McCarten/REUTERS

Yohanna Agurto, uma chilena que produz e vende mel artesanal, utilizou uma imagem do actor norte-americano Mel Gibson na personagem de William Wallace, do filme de 1995 Braveheart, para promover o seu mel, juntamente com a frase “só para os corajosos” (alusão ao título do filme em questão, que significa “coração corajoso”).

Na passada semana, Agurto recebeu uma carta dos advogados de Gibson com o aviso de que a utilização daquela imagem e do nome do actor nos seus produtos constituía uma violação dos direitos deste. Caso os itens não fossem retirados imediatamente, iriam avançar com uma acção judicial.

A advogada que assinou a carta, Leigh Brecheen, informa que o aviso tinha como objectivo impedir a utilização da imagem de Gibson, mas que não pretende proibir o nome do mel. “É preciso ter autorização para utilizar ou duplicar uma imagem de uma cena de um filme, que é detida pelo estúdio que o lançou”, refere Brecheen. “Nada disto é para impedir ninguém de ganhar dinheiro ou de criar um negócio, mas há meios específicos a contactar e autorizações que são necessárias para garantir que se tem aprovação para este tipo de utilizações.”

Por seu lado, Agurto conta que só tinha começado a vender o mel no sul do Chile em Junho, após a disseminação da pandemia do coronavírus ter causado um desemprego generalizado. Acrescentando ainda que aquilo que ganhou foi apenas o suficiente para suportar a família. “Isto surgiu por necessidade. Fiquei sem emprego por causa da pandemia.”

Na passada quinta-feira, a produtora chilena abordou Mel Gibson directamente através do Twitter, perguntando-lhe se poderia utilizar a sua imagem para as embalagens do mel. “Eu e os meus filhos ficaríamos eternamente gratos. O nosso mel é somente para corações corajosos”, lê-se na publicação. Nenhum porta-voz do actor prestou ainda declarações sobre a situação.

Sugerir correcção