Co-produção portuguesa premiada no Festival Internacional de Cinema de Melbourne

A curta-metragem Lá Fora as Laranjas Estão a Nascer, da jovem realizadora sérvia Nevena Desivojevic, ganhou com Melhor Cinematografia. Filme passa-se na aldeia de Vila Chã, Trás-os-Montes.

Foto
dr

A co-produção portuguesa Lá Fora as Laranjas Estão a Nascer, de Nevena Desivojevic, foi premiada no Festival Internacional de Cinema de Melbourne, na Austrália, anunciou este domingo a Agência da Curta-Metragem.

Lá Fora as Laranjas Estão a Nascer, uma co-produção entre o sérvio Black Rooster Studio e a portuguesa Terratreme Filmes, venceu o prémio Blackmagic Design, atribuído à curta-metragem com Melhor Cinematografia, de acordo com a Agência da Curta-Metragem, responsável pela distribuição internacional do filme, num comunicado divulgado este domingo.

Segundo Neveva Desivojevic, citada no comunicado, “a história do filme inspira-se num artigo de jornal sobre uma aldeia escondida nas montanhas portuguesas, onde alguém, entre os habitantes, rouba os vizinhos”.

O artigo levou a jovem realizadora sérvia à aldeia de Vila Chã, em Trás-os-Montes, onde passou “alguns anos a conhecer o lugar e os seus mandamentos”.

“E foi assim que conheci Francisco, o mais jovem aldeão, que, por recusar adaptar-se a este meio tradicional, é marginalizado”, contou.

Lá Fora as Laranjas Estão a Nascer, o primeiro documentário de Nevena Desivojevic, estreou-se em Portugal no ano passado, em competição no DocLisboa, e “conta com mais de duas dezenas de selecções em festivais internacionais”.

A distinção no Festival Internacional de Cinema de Melbourne tem um significado “muito especial” para Nevena Desivojevic, "sobretudo no momento em que estamos a viver, é a recompensa de um esforço valioso e de forte colaboração com a minha maravilhosa e pequena equipa, um incentivo para os tempos que aí vêm e um estímulo para os futuros projectos”, afirmou a realizadora.

A 68½.ª edição do Festival Internacional de Cinema de Melbourne começou no dia 6 de Agosto e termina no dia 23. Este ano, o festival, que se realiza anualmente desde 1952, decorreu online devido à pandemia da covid-19.

Sugerir correcção