“Arrepende-se de todas as mentiras que contou ao povo americano?”. Trump não respondeu

“Senhor presidente, depois de três anos e meio [de presidência], arrepende-se sequer de todas as mentiras que disse ao povo americano?”. A pergunta foi feita por S. V. Dáte, correspondente do Huffington Post, na conferência desta quinta-feira na Casa Branca. A resposta não chegou. Atrapalhado, Trump não respondeu e pediu uma pergunta a outro jornalista. 

Em Julho, uma notícia do Washington Post dava conta de mais de 20 mil afirmações falsas ou enganosas ditas pelo Presidente dos Estados Unidos da América durante o seu mandato. 

Em declarações ao The Guardian, o correspondente do Huffington Post mostrou-se surpreendido por ter conseguido fazer a questão. “Não sei porque é que ele me deu a palavra. Já tinha tentado perguntar-lhe isto antes, em Março, e ele interrompeu-me a meio da pergunta. Talvez não me tenha reconhecido desta vez”. 

S.V.Daté explicou também o porquê de ter feito a pergunta: “[as mentiras] são a questão central da presidência de Trump”. O silêncio e a ausência de resposta do Presidente não o surpreenderam e, se tiver oportunidade, voltará a colocar a questão.