Jogos com História: A maior goleada com o selo FIFA

A elite do futebol europeu reúne-se em Lisboa para decidir a Liga dos Campeões e voltam a ouvir-se frases feitas: o futebol é imprevisível, qualquer um pode ganhar, a diferença pode estar nos detalhes. Mas há na história do futebol partidas em que o equilíbrio foi de férias… As maiores goleadas nem sempre ficaram isentas de polémica. Mas uma delas até tem o “selo” da FIFA.

Foto
O marcador errado no estádio onde decorreu a partida entre a Austrália e a Samoa Americana DR

O mapa de competições da Federação Internacional de Futebol (FIFA) tem uma “aberração” geográfica: a Austrália joga as fases de apuramento para os Mundiais incluída nos grupos de uma Confederação que não é a sua. Apesar de pertencerem à Oceania, os australianos disputam as vagas na maior competição mundial frente a adversários asiáticos. A decisão, oficializada em 2006, teve muito a ver com um célebre jogo: o Austrália-Samoa Americana, disputado a 11 de Abril de 2001 e a contar para a fase de apuramento do Mundial 2002. O resultado final foi de 31-0 para a equipa da casa.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção