PJ apreende no porto de Sines 400 quilos de cocaína proveniente do Brasil

Foram detidos quatro espanhóis e dois portugueses. A cocaína estava dissimulada numa carga de polpa de morango.

Foto
bruno lisita (arquivo)

A Polícia Judiciária (PJ) apreendeu 400 quilos de cocaína num contentor vindo do Brasil e descarregado no porto de Sines. Foram detidos seis alegados elementos de uma rede internacional de tráfico de droga: quatros espanhóis e dois portugueses.

Em comunicado, a PJ explica que a droga apreendida na terça-feira era suficiente para quatro milhões de doses individuais, dado o seu “elevado nível de pureza”. Os 400 quilos de cocaína apreendidos estavam no interior de um contentor proveniente do Brasil dissimulados numa carga de polpa de morango, segundo as autoridades.

Numa conferência de imprensa realizada esta quinta-feira no Porto, o director da PJ/Norte escusou-se a adiantar o valor da droga apreendida, mas garantiu ser milionário. “São seguramente muitos milhões”, disse Norberto Lopes, acrescentando que o valor comercial concreto da cocaína depende dos locais onde for vendida e da forma como for “traçada” - ou seja, misturada, de forma a atenuar o seu “elevado grau de pureza”.

A droga foi apreendida na terça-feira no âmbito da operação com o nome de código Vento Norte. Os detidos têm entre 20 e 51 anos e são tidos como “figuras proeminentes na hierarquia da referida rede criminosa”. Com a apreensão e as detenções, efectuadas na sequência de uma investigação iniciada em Abril, a PJ acredita ter dado “um duro golpe” na estrutura de tráfico internacional que os seis homens liderariam.

A operação Vento Norte, desenvolvida pela Secção Regional de Combate ao Tráfico de Estupefacientes da Directoria do Norte da PJ, foi articulada com a Unidade Nacional de Combate ao Tráfico de Estupefacientes e contou com a colaboração da Autoridade Tributária.

A PJ prevê apresentar os detidos ainda esta quinta-feira ao Tribunal de Instrução Criminal do Porto, para primeiro interrogatório judicial e aplicação das medidas de coacção.

Sugerir correcção