Ferro Rodrigues repudia “tentativas de intimidação” a deputadas e a activistas

Em causa está uma ameaça a um grupo de dez pessoas que as intima a abandonar o “território nacional” em 48 horas e a rescindir “as suas funções políticas” ou “serão tomadas medidas” contra elas e contra os seus familiares. A ameaça vinha assinada pela Nova Ordem de Avis-Resistência Nacional.

Foto
Ferro Rodrigues lembra que carta pode constituir crime Nuno Ferreira Santos

O presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, repudiou esta quinta-feira as ameaças dirigidas a três deputadas e a activistas por parte de um “grupúsculo de extrema-direita”, condenando os “actos racistas e fomentadores do ódio” e a tentativa de intimidação.

“A tentativa de intimidar deputados e activistas políticos reveste-se de gravidade suficiente para que, enquanto presidente da Assembleia da República, não possa – nem queira deixar de a condenar, manifestando também todo o meu apoio aos visados”, escreveu Ferro Rodrigues, numa mensagem enviada à Lusa.

Afirmando ter tomado conhecimento das ameaças com “enorme sentimento de repúdio”, o presidente do Parlamento sublinha que este tipo de actos pode constituir crime e que a situação, “conforme é público, já está a ser investigada por parte das autoridades judiciárias”.

“Não obstante a gravidade dos acontecimentos, tenho inteira confiança nas deputadas e nos deputados do nosso Parlamento, guardiães da nossa democracia, para saber que nunca deixarão os seus actos e as suas opiniões serem condicionadas por vãs tentativas de intimidação por grupúsculos inimigos dos direitos e das liberdades fundamentais”, lê-se na mensagem.

Sugerir correcção