Os vinhos de John Malkovich chegam a Portugal

O actor também quer ser uma estrela dos vinhos. Com várias ligações a Portugal, entre filmes e investimentos no Lux e Bica do Sapato, o norte-americano é produtor dos vinhos LQLC em França.

Cave du Luberon SCA
Fotogaleria
A propriedade e vinhas do casal DR
,Lacoste
Fotogaleria
John Malkovich DR
,Lisboa
Fotogaleria
John Malkovich dedica-se aos vinhos há muitos anos miguel Manso

O actor John Malkovich tem-se dedicado a variar a carreira apoiando-se nos seus gostos pessoais: tanto investiu em Portugal, ao lado de Manuel Reis, na restauração e disco (Bica do Sapato e Lux), como também se tem dedicado aos vinhos, no caso em França. Os vinhos Les Quelles de La Coste (​LQLC para os amigos), são produzidos na Provença e chegam agora ao seu outro país de adopção, Portugal – o actor, que pode ser visto actualmente na TV como chefe do Vaticano na série The New Pope, para além das férias e investimentos, já participou em vários filmes portugueses e foi mesmo condecorado pela Câmara Municipal de Lisboa.

Não admira assim que Malkovich tenha trazido os seus vinhos, da grande região que une a Provença-Alpes-Côte d'Azur, para Portugal: chegaram a ser disponibilizados no restaurante Bica do Sapato, Lisboa; agora passam à venda nacional, conforme confirmou a recente distribuidora Unlock Wines, em comunicado.

Os vinhos franceses de Malkovich

A odisseia nos vinhos franceses é partilhada, conta-se, “pela companheira de longa data” do actor, “a italiana com ascendência francesa Nicole Peyran”. Decidiram adquirir “uma propriedade na aldeia de Lacoste – Vaucluse, Luberon, entre Côtes du Rhône (a norte) e Côtes de Provence (a sul)”, nos anos de 1980. Aqui viveram e aqui criaram dois filhos, tornando-se posteriormente produtores de vinhos. 

Fotogaleria

Pinot Noir e Cabernet Sauvignon são as duas castas-mor LQLC, escolhidas por serem menos comuns na região, e reinam nos 4,85 hectares de vinha da propriedade do casal, “plantadas em baixa densidade em parcelas de solo argiloso profundo”. A estas duas rainhas das castas, indica-se, tem-se juntado também a Carménère.

Não tendo por objectivo, a “massificação do consumo”, refere a Unlock Wines, até porque o número de garrafas produzidas também decerto não o permitiria, os vinhos chegam agora em distribuição oficial a Portugal. Segundo o comunicado estão à venda “no mercado nacional todas as cinco referências do produtor": Les 7 Quelles N.V (15,50 euros), LQLC Rosé 2019 (15,50 euros) e versão Magnum 1,5L (35 euros), LQLC Cabernet Sauvignon 2015 (29 euros), LQLC Pinot Noir 2014 (29 euros) e Les 14 Quelles 2017 (61 euros), também em versão Magum 1,5L (141 euros). 

Sugerir correcção