Presidente da UEFA julga “impossível” repetir “final a oito”

Formato adoptado para concluir a edição de 2019/20 da Liga dos Campeões tem implicações a nível de calendarização e resulta apenas como solução de recurso.

Foto
Aleksander Ceferin acredita que em Dezembro já estarão reunidas condições para projectar um Europeu com público nos estádios Reuters/FRANCOIS WALSCHAERTS

O presidente da UEFA considerou esta quinta-feira ser "impossível” repetir, nos próximos anos, o formato de “final a oito” da Liga dos Campeões que decorre em Lisboa, por “imposição” da pandemia de covid-19.

“Seria interessante repetir este formato no futuro, mas não acho que seja exequível, face à densidade de jogos do calendário europeu, além de que temos de ter em consideração os campeonatos nacionais”, afirmou Aleksander Ceferin, em entrevista à AFP.

O esloveno, que se encontra na capital portuguesa, onde na quarta-feira arrancaram os quartos-de-final da prova, com o triunfo do Paris Saint-Germain sobre a Atalanta (2-1), frisou que “o calendário está demasiado preenchido”.

“Não sei como conseguiríamos inserir um torneio de uma ou duas semanas em Maio. Acho que é impossível”, disse Ceferin, mostrando-se “optimista” quanto ao futuro do futebol em contexto de pandemia, razão pela qual a UEFA “não planeia repetir este formato no próximo ano”.

“Acredito que, no próximo ano, a situação estará melhor e que poderemos voltar à normalidade, com o velho e bom futebol, com espectadores. Vamos adaptar-nos, mas o mundo não pode parar para sempre por causa deste vírus”, concluiu, adiantando que, em Setembro, “será discutido o futuro do futebol europeu”.

O formato da edição 2019/20 da principal competição europeia de clubes foi alterado devido à pandemia de covid-19 e será decidido durante 11 dias, numa “final a oito”, com eliminatórias discutidas a uma só mão, nos Estádios José Alvalade e da Luz.

Os “quartos” prosseguem com o embate entre RB Leipzig e Atlético de Madrid, no Estádio José Alvalade, enquanto o encontros Barcelona-Bayern Munique e Manchester City-Lyon estão agendados para sexta-feira e sábado, respectivamente.

Ceferin mostrou-se, aliás, esperançado em ter adeptos nos estádios no Euro 2020, adiado para 2021, dizendo que é preciso ser optimista.

O dirigente esloveno defende que o formato da competição, assente em 12 cidades, deverá ser mantido.

“Talvez o que nos parece estranho hoje não seja em Dezembro ou Janeiro. Ainda temos tempo para pensar nisso. Por enquanto, vamos manter o formato” esperando poder ter espectadores nos estádios”.

Ceferin não quer “falar sobre ausência ou restrições” relativamente aos espectadores, optando por uma postura “optimista, com energia positiva”.

A 16.º edição do campeonato de Europa vai ser disputada em Roma, Londres, Amesterdão, Baku, Bilbau, Bucareste, Budapeste, Copenhaga, Dublin, Glasgow, Munique e São Petersburgo, entre 11 de Junho e 11 de Julho de 2021.

Sugerir correcção