Lotação da Festa do Avante! terá de ser inferior à capacidade total, diz ministra da Saúde

Marta Temido assegurou que “não será permitido o que está proibido nem proibido o que está permitido” à organização do evento do PCP.

Foto
Marta Temido compreende que se fale da lotação de 100 mil pessoas, mas lembra que "estamos num momento específico, num contexto específico" LUSA/ANTÓNIO COTRIM

A lotação da Festa do Avante!, organizada pelo PCP, terá de ser, este ano, inferior à capacidade máxima para o qual o espaço está licenciado (100 mil pessoas), disse a ministra da Saúde esta quarta-feira. A avaliação técnica da Direcção-Geral da Saúde ainda está a decorrer.

“É evidente que estaremos a falar, teremos de falar de outros números. Teremos de ter em linha de conta outras referências. Compreendo se fale do número de 100 mil pessoas, que será o que está previsto na licença de utilização [do espaço], mas estamos num momento específico, num contexto específico, e tudo isso já foi considerado pelos promotores”, explicou a ministra.

“A DGS, na sua avaliação, habilitar-nos-á com a melhor informação para depois tomarmos decisões”, acrescentou Marta Temido, esclarecendo que a avaliação ainda decorre. “Está a ser realizado o trabalho técnico. Há uma organização que engloba um conjunto de áreas de actividade que têm regras e o que procuraremos fazer é a aferição das condições que o promotor tem para cada uma das áreas face às regras definidas pela DGS.”

“Não vamos obviamente permitir o que está proibido, nem proibir o que está permitido. Ninguém entenderia que corrêssemos riscos adicionais por uma circunstância especial de tratamento especial, mas também ninguém entenderia que colocássemos deveres adicionais ao que já são regras específicas, como as que temos estado a trabalhar com a restauração, para eventos culturais ou transportes públicos”, disse ainda.

Na conferência de imprensa de apresentação da Festa do Avante! deste ano, no dia 4 de Agosto, o principal responsável da organização, Alexandre Araújo, garantiu que serão cumpridas escrupulosamente as regras de distanciamento e higiene impostas pelas autoridades.

O dirigente do PCP confirmou que a venda de bebidas alcoólicas, por exemplo, vai respeitar “legislação e regras em vigor”, pois “neste momento é proibida a sua venda depois das 20h, à excepção de estabelecimentos de restauração” e será isso que se vai passar nas quintas da Atalaia e do Cabo da Marinha, Amora, Seixal, entre 4 e 6 de Setembro.

Contudo, evitou adiantar números de bilhetes já vendidos, qualquer previsão de visitantes ou esclarecer se vai haver um limite à entrada de pessoas no recinto, cuja lotação máxima é de 100 mil pessoas.

“A festa não é excepção em relação àquilo que está hoje colocado, do ponto de vista das recomendações quanto a aglomerações, da distância física que se deve conservar, do uso da máscara quando se está em determinados espaços ou com determinado número de pessoas. Isso hoje são aspectos que estão em aplicação e que o conjunto dos portugueses adoptou esse tipo de procedimentos. Na festa isso não será diferente”, assegurou.

Sugerir correcção