Costa saúda final da Liga dos Campeões e garante que Portugal é seguro

Primeiro-ministro diz compreender a frustração dos adeptos por não puderem assistir aos jogos nos estádios, mas afirma que quem quiser vir para Portugal é bem-vindo.

Foto
António Costa Reuters/POOL

António Costa assinalou nesta quarta-feira o início da Final a Oito da Liga dos Campeões em Portugal, dirigindo uma mensagem de boas vindas a todos e expressando a confiança de que será um torneio de sucesso.

“Gostaria de dirigir uma mensagem de boas-vindas às oito equipas que vêm a Portugal disputar esta Final Eight da Champions, no fim desta época 2019-2020 tão especial e tão diferente dos anos anteriores”, afirmou o primeiro-ministro numa nota à comunicação social.

Costa diz ainda que teremos em Lisboa “as oito melhores equipas de futebol da Europa” e deseja que este campeonato “seja um grande momento desportivo”.

O chefe do Governo enaltece também “a capacidade do País em organizar grande eventos desportivos, e não só”, sublinhando que “o país é seguro, tem excelentes condições desportivas, óptimos estádios e instalações” e o trabalho “tem sido articulado de modo exemplar entre o Governo português, a Federação Portuguesa de Futebol e a UEFA”.

“É, para nós, uma enorme honra poder acolher esta prova. É, por um lado, a demonstração da extraordinária capacidade de organização de Portugal e da FPF que, desde o Europeu de 2004, já deu boas provas da sua capacidade de organização. Espero que esta seja mais uma demonstração da nossa excelência da capacidade organizativa. Mas é também uma forma de a UEFA nos ter reconhecido como sendo o local mais seguro para a realização desta prova”, acrescenta.

Costa revela ainda que o protocolo sanitário e de segurança que determinou e permitiu a organização desta final em Portugal, foi “trabalhado muito intensamente entre os diversos organismos e a Direcção-Geral da Saúde”, de modo a que todas as regras fossem cumpridas escrupulosamente.

António Costa salienta que o Governo Português e a UEFA, em conjunto, entenderam que não havia ainda condições, nesta fase, para que os jogos pudessem ter público dentro dos estádios. E disse compreender a frustração dos adeptos que não podem acompanhar os jogos ao vivo, dentro dos estádios. “Mas quem quiser vir, seja para a Champions, seja passar as suas férias, seja por outro motivo qualquer, é muito bem-vindo a Portugal. E pode sentir-se em Portugal em segurança”, concluiu.

Sugerir correcção