Esta camisola criada em Famalicão tem uma gola que substitui a máscara facial

A gola ajusta-se ao rosto e, na zona frontal, agrega uma membrana de nanofibra que confere um nível de filtração de 99,9% de todos os microorganismos e partículas perigosos presentes no ar, diz a empresa.

Foto
Fotografia da marca a anunciar a nova camisola cuja gola funciona como máscara facial DR

Uma empresa têxtil de Vila Nova de Famalicão vai lançar, no Outono, uma camisola que tem integrada uma gola de protecção, alternativa à máscara facial, com elevados níveis de filtração e respirabilidade.

"É um produto pensado essencialmente para o regresso às aulas. Em vez de terem de andar sempre com a máscara, os alunos terão apenas de levar a sweat'”, referiu Márcia Oliveira, gerente da MO Tex, em declarações à Lusa. A ideia foi criar uma camisola simultaneamente eficaz, funcional e atractiva, que se destina também às actividades de grupo, como caminhadas.

Foto
DR

A gola ajusta-se ao rosto e, na zona frontal, agrega uma membrana de nanofibra que, segundo Márcia Oliveira, confere um nível de filtração de 99,9 por cento de todos os microorganismos e partículas perigosos presentes no ar. Todas as peças têm acabamento antimicrobial de última geração, com efeito neutralizador de vírus envelopados, como é o caso do Sars Cov-2.

Ambas as tecnologias já foram testadas pelo Textile Research Institute, de Espanha, e pelo Institut Pasteur de Lile, na França, respectivamente. A camisola estará disponível no mercado a partir do final de Setembro.

O mercado nacional é o alvo imediato, mas a empresa já está a “fazer alguns contactos” com vista à exportação, designadamente para Espanha e França. Com sede em Fradelos, Famalicão, a MO Tex - Márcia Oliveira Têxteis foi fundada há cerca de meio ano.

Pouco depois, surge a pandemia de covid-19 e a consequente crise económica e social, que obrigou muitas empresas a reinventarem-se. “Foi o que fizemos. Nascemos com uma confecção têxtil ‘normal’ e rapidamente virámos a agulha para produtos que não estavam, obviamente, no nosso horizonte mas que passaram a ser prioritários por causa da pandemia”, explicou Márcia Oliveira.

Além da sweat, a MO Tex decidiu também apostar em máscaras, golas que servem como máscaras e calças de fato de treino.

Sugerir correcção