De Guimarães a Faro, um roteiro para redescobrir sete cidades portuguesas

Explore o património, a cultura e a gastronomia característicos de algumas das principais cidades portuguesas neste Verão atípico, mas perfeito para “turistar”.

Foto
D.R.

Conhecer ou redescobrir o melhor de Portugal é uma oportunidade única no contexto em que vivemos. Sem tantos turistas estrangeiros nas principais cidades, ficar por cá pode revelar-se uma experiência memorável. Para o inspirar a explorar Portugal de norte a sul, traçámos um roteiro urbano com margem para se surpreender com os encantos de algumas das maiores cidades portuguesas. Mas, ainda antes de nos fazermos à estrada, avançamos com uma dica: aproveite a campanha “Venha turistar nas nossas cidades”, do grupo STAY HOTELS, para que possa desfrutar do melhor de Guimarães, Porto, Coimbra, Lisboa, Torres Vedras, Évora ou Faro durante os meses de Verão e ao melhor preço. A primeira noite em qualquer um dos 10 hotéis do grupo fica a 10 euros para reservas mínimas de duas noites.

Três centros históricos com tantas histórias para descobrir

Reservas de alojamentos asseguradas, começamos a norte, naquela que é a cidade Berço de Portugal e cuja história está intimamente ligada à identidade nacional. Se um dia parece suficiente para conhecer o centro histórico de Guimarães (classificado como Património Cultural da Humanidade desde 2001), seria redutor não sugerir que contacte, na medida do possível, com os vimaranenses que lhe dão alma. Deixe-se ficar pelo Largo da Oliveira ao final do dia, beba um copo de Vinho Verde da região, bem gelado, e peça uma sugestão para o jantar. A uma agradável caminhada de 5 minutos do centro histórico está o STAY HOTEL GUIMARÃES CENTRO com a promessa de uma noite confortável e tranquila. Nos dias seguintes não deixe de visitar o Castelo de Guimarães e o Paço dos Duques de Bragança. Sugerimos ainda uma ida à Penha no teleférico, contemplar a cidade e passar a tarde no parque verde e fresco que muitos desconhecem. Atreva-se ainda a ir até à Citânia de Briteiros, numa viagem arqueológica até à Idade do Ferro.

Apesar de o Porto dispensar apresentações, quantas vezes as visitas à cidade se prendem com compromissos que nos deixam pouca margem para conhecer melhor a cidade Invicta? Um passeio na Foz, indo de eléctrico e parando para um jogo de mini-golfe de frente para Gaia é uma sugestão turística, mas que escapa aos habituais roteiros. Visitar as caves do Vinho do Porto parece óbvio num plano de passeio, mas acabamos por deixá-lo “para os turistas”, tal como o cruzeiro das cinco pontes do Douro a bordo de um típico barco rabelo. No final do dia, sugerimos uma recheada francesinha ou um cachorrinho “à Porto” (com linguiça e salsicha fresca, pincelado com um molho picante), por exemplo. Uma vez no Porto, não deixe de passear pela zona dos Clérigos e procurar o Miradouro da Vitória. Há três unidades STAY HOTELS na cidade: o STAY HOTEL PORTO CENTRO TRINDADE, que fica a 10 minutos a pé da Avenida dos Aliados, o GRANDE HOTEL DE PARIS, em plena Baixa, que o leva até à Belle Époque, num edifício de 1877 que mantém até hoje os traços originais, e ainda o STAY HOTEL PORTO AEROPORTO.

Diz a canção que “Coimbra tem mais encanto na hora da despedida”, mas, para isso, não pode apenas passar por lá: o convite é para ficar, perder-se nas suas ruas estreitas e descobrir os encantos desta cidade do Centro do país. Surpreenda-se com os edifícios de uma das mais antigas Universidades do mundo, Património da Humanidade, passeie nas margens do Mondego e visite o Jardim Botânico da Universidade de Coimbra. No dia seguinte, faça uns quilómetros e visite as ruínas da cidade romana de Conímbriga. Se estiver com miúdos, o Portugal dos Pequenitos continua a fazer as delícias de toda a família. E adivinhe? O STAY HOTEL COIMBRA CENTRO permite-lhe visitar a pé as principais atracções da cidade. Não se esqueça de reservar um dia para reviver o trágico amor de Pedro e Inês nos jardins da Quinta das Lágrimas.

Da costa Oeste ao Algarve, passando por Lisboa e Évora

Partindo de Coimbra em direcção a Lisboa, faça um desvio em Leiria para a auto-estrada do Oeste (a A8) e marque Torres Vedras como centro estratégico para uma escapadela memorável pela região. Traçando um raio de pouco mais de 30 quilómetros à volta de Torres, temos a pitoresca cidade de Óbidos, a incrível lagoa de água do mar, Peniche e as suas ondas e o barco até às Berlengas. O Dino Parque da Lourinhã e a praia da Areia Branca também não estão longe e, para Sul, Ericeira e Mafra estão a 30 minutos. Em Torres Vedras espera-o o STAY HOTEL TORRES VEDRAS CENTRO para descansar e um castelo e um centro histórico para descobrir. Se nunca ouviu falar das Linhas de Torres, é o momento oportuno para descobrir o que são e que importância tiveram para a História de Portugal. Gastronomicamente falando, o pastel de feijão é imperdível e os vinhos da região (Região de Lisboa/Estremadura) fazem parte da cultura vitivinícola nacional.

Se ficar em Lisboa, bem no centro, lhe parecia difícil ou quase impossível tendo em conta a habitual procura no Verão, aproveite que este ano está tudo mais calmo e sinta-se um verdadeiro turista ao dormir no STAY HOTEL LISBOA CENTRO SALDANHA ou em pleno Chiado, no STAY HOTEL LISBOA CENTRO CHIADO, o novo e cosmopolita hotel do grupo. Em ambos poderá desfrutar do pequeno-almoço em room service até às 12h antes de explorar, por exemplo, as propostas de Lisboa Capital Verde Europeia. Passeie de tuk tuk pelos bairros típicos da capital, visite o Castelo de São Jorge. Não se esqueça que em pleno Verão os clássicos Jardim Zoológico e Oceanário são sempre boas apostas para fugir às concorridas praias das proximidades da capital.

Foto
Lisboa Pexels

Se está no mood descanso total, não pode deixar de passar uns dias no tranquilo Alentejo. O convite é para comer bem e relaxar ao ritmo da região: com calma, até porque o calor assim o exige. Em Évora, cidade-museu considerada Património Mundial pela Unesco desde 1986, o STAY HOTEL ÉVORA CENTRO é o ponto de partida para descobrir a cidade numa escapadinha a dois ou em família. Utilize as bicicletas STRIDA do hotel (gratuitamente) e descubra de uma forma saudável e divertida a Sé Catedral, o Templo Romano e a Capela dos Ossos. À hora das refeições, não faltam opções para saborear as melhores iguarias da região.

Caso o destino seja o Algarve, a cidade de Faro reserva incríveis surpresas. Falamos, por exemplo, das atracções na chamada “Cidade Velha”, um antigo e pitoresco núcleo urbano com mais de 2.000 anos ou da sua marina. Além disso, se ficar no STAY HOTEL FARO CENTRO será fácil chegar a todo o Algarve com destaque para as praias das ilhas da Ria Formosa.

Quer opte por uma escapadinha urbana ou por traçar um roteiro inter-cidades, aproveite a oportunidade única de redescobrir o nosso país e ficar confortavelmente instalado em segurança e com um preço excepcional.