Pedreiras em actividade vão pagar contrapartidas anuais ao Estado

Governo quer pedreiras com mais restrições ambientais e impedir as situações de abandono de actividade. Nova lei admite que possa haver uma pedreira em actividade a 20 metros de um prédio urbano ou rústico.

Foto
Rui Gaudencio

A actividade das pedreiras em exploração vai sofrer algumas alterações profundas, de acordo com o decreto-lei com que o Governo a pretende regulamentar e que colocou em discussão pública até ao próximo dia 28 de Agosto. Depois de ter avançado com a regulamentação da actividade dos depósitos minerais (minas), o Governo colocou agora em discussão pública o decreto-lei com que pretende melhorar o controlo da actividade das empresas que se dedicam à exploração das massas minerais, as pedreiras, impondo-lhes o pagamento de uma contribuição financeira anual para proceder à sua exploração.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção