PSP ajuda a apreender quase cinco toneladas de haxixe em Espanha

Apreensão foi feita durante a madrugada deste sábado em Cádiz. Droga estava oculta num pesado de mercadorias.

Foto
Operação envolveu polícias do GOC/UEP, uma unidade da PSP PSP

A Polícia de Segurança Pública (PSP) anunciou este sábado a apreensão de 4596 quilos de haxixe no porto de Algeciras, em Cádiz, no sul de Espanha, durante esta madrugada.

A operação MINERVA foi realizada no âmbito de uma acção de fiscalização e inspecção da Agência Europeia da Guarda de Fronteiras e Costeira (FRONTEX), com a participação dos polícias do Grupo Operacional Cinotécnico da Unidade Especial de Polícia (GOC/UEP), informou a PSP em comunicado.

A PSP participa nestas missões FRONTEX no âmbito do combate à imigração, sendo que a apreensão das 4,6 toneladas de droga “foi concretizada durante o período nocturno, no decorrer do controlo de segurança efectuado a viaturas”, por uma equipa conjunta de dois binómios cinotécnicos (o conjunto homem/cão que opera nestas acções), um do GOC/UEP e outro do Cuerpo Nacional de Policía, de Espanha.

Foto
PSP

“Com apoio do canídeo Benji, no decorrer da verificação de segurança habitualmente realizada, foi inspeccionado um veículo pesado de mercadorias, proveniente de Tânger”, descreve a PSP. “Durante a abordagem o motorista adoptou um comportamento suspeito, que desencadeou a necessidade de uma vistoria minuciosa e a realização de buscas no interior da viatura.”

No decorrer da busca, foi detectado, no interior do habitáculo, “uma divisão oculta que não tinha correspondência nem coincidia com as dimensões externas da viatura e onde foram localizados e apreendidos vários volumes de diferentes tamanhos”, totalizando quase 4,6 toneladas de haxixe, “configurando o crime de tráfico internacional de estupefacientes”.

Sugerir correcção