Passeios guiados gratuitos: Porto convida à descoberta da cidade

São duas as propostas apoiadas pela Câmara do Porto, a realizar todos os domingos: um passeio guiado pelos segredos de algumas ruas da cidade ou uma caminhada matinal de cinco quilómetros por zonas emblemáticas.

Foto
Nelson Garrido

O Porto quer-se mais saudável e quer dar-se a conhecer aos seus moradores. Agosto marca o início de duas iniciativas que pretendem não só pôr os portuenses a caminhar, como a descobrir a sua cidade, de forma segura (com o uso de máscara e o distanciamento entre os participantes) e activa. 

Todos os domingos, o convite é lançado. “À Descoberta da Minha Rua”, promovido pela empresa municipal Ágora em parceria com o blogue Portoalities, propõe-se “a desvendar", indica a autarquia,"alguns dos segredos e revelar aspectos menos conhecidos destas artérias” da cidade. A estreia do ciclo deu-se no dia 2, com um passeio guiado pela Avenida de Rodrigues de Freitas, que esgotou logo. 

A ideia surgiu motivada pelas 16 ruas do Porto tornadas pedonais ao fim-de-semana. “Queríamos dar alguma animação às zonas, também para para promover o comércio local, conta Jorge Rodrigues, director de comunicação da Ágora, “Apercebemo-nos também que podia ser uma boa altura para as pessoas conhecerem a história das suas próprias ruas”. Assim se lançou o desafio à blogger Sara Riobom, que dirige estes passeios matinais.

No domingo, dia 9, a aventura percorre a rua de Cedofeita. No dia 16 de Agosto, a rua do Almada e a rua da Picaria serão as contempladas. No dia 23, será a rua de Passos Manuel, e, no dia 30, a rua de Miguel Bombarda. Em Setembro, será a vez de La Movida, no dia 6, e do Passeio das Virtudes e da rua do Dr. Barbosa Castro, no dia 13. 

Mas, caso um passeio histórico não seja o suficiente para o pôr a mexer, o Porto apresenta uma segunda opção, integrada no programa “Porto Saudável”, para um domingo imparável: caminhadas matinais de cinco quilómetros por zonas emblemáticas do Porto, a começar no domingo, dia 9, e a estender-se até ao dia 4 de Outubro.

Há dois percursos para agradar a todos os fregueses: um com início na Praça dos Leões, às 10h, e outro com início no Jardim de Calém, às 10h30. “Uma Caminhada à Descoberta da Cidade” é o mote da iniciativa proposta pela Runporto (que habitualmente organiza as corridas e maratonas no Porto), com o apoio da câmara através da Ágora. “As pessoas estão com vontade de sair”, explica Jorge Rodrigues, “Mesmo com as novas regras, às quais já estão habituadas”. 

Texto editado por Luís J. Santos

Sugerir correcção