Novo Banco regista perdas nos fundos do BES à revelia do Banco de Portugal

A equipa de António Ramalho decidiu inscrever perdas de 260 milhões de euros - na base de novo pedido de injecção do Estado em 2021 - sem que o Fundo de Resolução tenha tido conhecimento. Em causa estão fundos de reestruturação criados na última crise financeira.

Foto
Miguel Manso

Num contexto marcado pela proibição pelo Governo de novas vendas de créditos problemáticos, pelo atraso inexplicado de uma auditoria especial a estes negócios e pela garantia de que a pandemia não iria aumentar as injecções do Estado no Novo Banco, a equipa de António Ramalho surpreendeu, nos resultados do primeiro semestre, com a sinalização de novo pedido de ajuda no valor de 176 milhões em 2020. E, sobretudo, com a inclusão de perdas de 260 milhões de euros relacionadas com fundos de reestruturação que tinham estado, até agora, fora do mecanismo que calcula as injecções de dinheiro do Estado. O Fundo de Resolução ficou à margem desta decisão, por isso, já pediu explicações a António Ramalho.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção