CTT perdem dois milhões de euros no primeiro semestre

Apesar da queda do correio tradicional, o negócio de encomendas registou um crescimento recorde no segundo trimestre devido ao maior recurso ao comércio electrónico em tempo de confinamento.

Foto
PAULO PIMENTA

Os CTT registaram um prejuízo de dois milhões de euros no primeiro semestre, que compara com o lucro de nove milhões no mesmo período de 2019.

A empresa assinalou, num comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) esta terça-feira, que os rendimentos operacionais atingiram os 349,2 milhões de euros até Junho, com crescimentos em todas as áreas de negócio, exceptuando a de correio.

Os CTT dizem que actividade tradicional de correio foi muito afectada pelas medidas de confinamento, que quase paralisaram a actividade económica (as receitas do negócio de correios caíram 14%, para 203 milhões de euros), mas, em contrapartida, o negócio de correio expresso registou um crescimento recorde.

“No segundo trimestre de 2020 a área de Expresso e Encomendas registou o valor de crescimento mais alto de sempre e o maior EBITDA [lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações] dos últimos cinco anos”, no montante de dois milhões de euros.

As receitas deste segmento aumentaram quase 17%, para 85 milhões de euros.

O EBITDA consolidado da empresa liderada por João Bento atingiu 33,4 milhões de euros no semestre, menos 28% face ao mesmo período de 2019.

A empresa refere ainda que os resultados foram afectados “pelo crescimento das imparidades e provisões para fazer face a perdas potenciais com a contracção económica prevista (+ 8,7 milhões de euros)” principalmente no Banco CTT e em particular no crédito automóvel. No segundo trimestre, o banco registou imparidades no valor de 5,8 milhões de euros.

O Banco CTT finalizou o semestre com rendimentos operacionais de 38,4 milhões de euros, um crescimento de 14,8 milhões de euros (ou 63%) face a igual período do ano anterior. Destes, 11,2 milhões de euros vieram da empresa de crédito automóvel 321 Crédito.

A empresa diz que o segmento de correio vai continuar a cair e que o negócio de “Expresso e Encomendas deverá manter-se como o principal motor de crescimento, impulsionado pela continuada progressão do comércio electrónico”.

Esta actividade deverá contribuir para “um crescimento nos rendimentos operacionais” no final do ano e um resultado operacional consolidado “de mais de 30 milhões de euros no exercício de 2020”.

A empresa refere ainda que a área de Serviços Financeiros beneficiará da “crescente tendência de poupança da população portuguesa, o que constitui um bom prognóstico para a colocação da dívida pública”.

Sugerir correcção