Pfizer inicia ensaio clínico com quase 30 mil participantes

Vacina desenvolvida pela farmacêutica americana está na segunda fase. Se vacina for aprovada, empresa espera fornecer 100 milhões de doses até ao final do ano

Foto
Pfizer e BioNTech acreditam que podem ter vacina disponibilizada já este ano Reuters/Dado Ruvic

A farmacêutica norte-americana Pfizer e a biotecnológica alemã BioNTech iniciaram um ensaio clínico de uma potencial vacina para a covid-19 envolvendo cerca de 30 mil participantes, foi anunciado esta quarta-feira.

O ensaio de fase 2/3, que antecede o pedido de autorização de comercialização, começou nos Estados Unidos, refere em comunicado a Pfizer.

Os testes clínicos envolverão cerca de 30 mil adultos, entre os 18 e os 85 anos, recrutados por quase 120 centros, nenhum deles de Portugal, indicou à Lusa a filial portuguesa da multinacional farmacêutica norte-americana, que espera obter resultados de eficácia e segurança sólidos em finais de Agosto ou no início de Setembro.

Caso a vacina candidata se revele eficaz e segura para prevenir a covid-19, a doença respiratória infecciosa causada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, a Pfizer e a BioNTech “irão submeter o pedido de avaliação às autoridades regulamentares” do medicamento em Outubro.

Se a comercialização for autorizada, a Pfizer e a BioNTech esperam fornecer até 100 milhões de doses da vacina até ao final de 2020 e cerca de 1,3 mil milhões de doses até ao fim de 2021.

A vacina candidata pretende estimular, com material genético sintetizado, o organismo a produzir uma proteína igual à do SARS-CoV-2, a proteína da espícula, para que depois saiba reconhecê-la quando for infetado com o coronavírus e, assim, desencadeie a resposta imunitária desejada, isto é, a produção de anticorpos que neutralizem o vírus.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, à data de 31 de julho havia 26 vacinas candidatas para a covid-19 em ensaios clínicos, incluindo cinco na fase 3 (fase que antecede o pedido de autorização para a introdução de um novo medicamento no mercado).

A pandemia da covid-19 já provocou mais de 701 mil mortos e infectou mais de 18,5 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência noticiosa francesa AFP.

Em Portugal, morreram 1740 pessoas das 51.848 confirmadas como infectadas, de acordo com o boletim mais recente da Direcção-Geral da Saúde.

A covid-19 é transmitida por um novo coronavírus, detectado no final de Dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Sugerir correcção