Quarenta e dois dias para vender o TikTok? Fundador chinês defende venda nos EUA

A dona chinesa do TikTok diz que “não tem alternativa”, enquanto Donald Trump pede “uma percentagem grande” do valor da venda.

Foto
Trump quer uma percentagem grande da venda do TikTok Dado Ruivic/Reuters

A Microsoft tem até dia 15 de Setembro para selar a compra do TikTok e evitar que a rede social de microvídeos virais seja barrada em solo norte-americano. 

O Presidente dos EUA, Donald Trump, que ameaça proibir o TikTok há semanas devido às suas ligações com a China, deu luz verde à transacção na segunda-feira — mas só se ficar concluída nos próximos 42 dias e apenas se o Departamento do Tesouro dos EUA ficar com “uma percentagem muito grande” do valor da venda, disse. 

“Não me interessa se é a Microsoft ou outra empresa [a comprar o TikTok]”, disse Trump numa conferência de imprensa sobre a possível aquisição na segunda-feira. A única condição é que seja norte-americana. “E os EUA devem receber uma percentagem muito grande [do valor de venda], porque estão a torná-la possível”, explicou. 

Falta esclarecer quem é que teria de pagar essa percentagem — o TikTok ou a Microsoft —, mas, num comunicado sobre as negociações, a empresa norte-americana assegura que está “empenhada em fornecer benefícios económicos adequados aos EUA” e que “está empenhada em adquirir o TikTok mediante uma revisão completa da segurança”.

A empresa tecnológica chinesa ByteDance, que é a actual dona do TikTok, reconhece que vender a rede social à empresa norte-americana pode ser a única solução para que a plataforma continue operacional nos EUA. O país é o segundo maior mercado da rede social fora da China desde que a Índia (que outrora ocupava o segundo lugar do pódio) baniu a aplicação no início de Julho com base em preocupações de cibersegurança. 

“O TikTok é mais do que um produto da ByteDance”, justificou Zhang Yiming, o antigo engenheiro da Microsoft que fundou e lidera a ByteDance, numa de duas cartas endereçada aos seus trabalhadores em que quebra o silêncio da empresa em torno da polémica nos EUA. 

Desde Novembro de 2019 que o Comité de Investimento Estrangeiro dos EUA (CFIUS, na sigla inglesa) está a investigar a aplicação e as ligações à chinesa ByteDance, que se especializa em ferramentas de inteligência artificial e gere o TikTok desde 2017. Em causa está a Lei Nacional de Segurança da República Popular da China, aprovada nesse ano, que dita que “todas as organizações e cidadãos devem apoiar, ajudar e cooperar com o Estado em matéria de segurança nacional”.

“Embora tenhamos deixado claro que somos uma empresa privada e que estamos dispostos a tomar medidas técnicas adicionais, o CFIUS determinou que a ByteDance deve-se afastar-se das operações do TikTok nos EUA”, revelou Yiming, admitindo que a empresa “não tem alternativa” e está presa entre “uma venda forçada nos EUA” ou “uma ordem executiva a proibir a aplicação”. 

“Tudo isto põe o TikTok numa posição interessante”, explica ao PÚBLICO Justin Sherman, membro da Cyber Statecraft Initiative, um programa do think tank norte-americano Atlantic Council que se debruça sobre decisões geopolíticas baseadas em tecnologia. “A aplicação foi recentemente banida da Índia, que reunia a maior base de utilizadores da app, e agora enfrenta a mesma perspectiva nos EUA”, sublinha Sherman. Lembra que “a política da Administração Trump quanto à cadeia de fornecimento digital entre os EUA e a China é fortemente orientada a nível político”.

A Huawei é outra empresa chinesa incluída numa “lista negra” de entidades às quais as empresas americanas não podem fornecer serviços ou produtos desde 2019 por questões de segurança. Tal como o TikTok, a Huawei nega a partilha de informação sensível com o Governo de Pequim.

Em Julho, Donald Trump chegou a descrever decisão de bloquear o TikTok como uma retaliação pela atitude da China face à pandemia de covid-19. “É um grande negócio”, resumiu Trump, quando questionado sobre a rede social em entrevista ao canal de televisão norte-americano Gray Television.

Apesar de só ter surgido em 2017, o TikTok em 2020 era a sétima aplicação mais descarregada da última década e a popularidade só cresceu com o isolamento social, ultrapassando os dois mil milhões de downloads em Abril, de acordo com dados recentes da consultora Sensor Tower. 

Vender a empresa não elimina, no entanto, todas as preocupações relacionadas com a cibersegurança. “Para efectivamente reduzir as preocupações de cibersegurança, a empresa tem de ser impedida de enviar quaisquer dados para a China”, explica ao PÚBLICO Miles Evers, professor de Política Económica e Política Internacional na Universidade de Connecticut, nos EUA. “Por outras palavras, a rede social teria de desligar-se por completo da China, o que num país em ligação com o mundo global pode ser difícil ou até impossível.”

Evers acrescenta ainda que “não se deve exagerar a capacidade de o Governo dos EUA proteger os dados à disposição do TikTok”, visto que as empresas norte-americanas têm “mecanismos institucionais” para resistir à cooperação com as autoridades e serviços secretos do país. 

Contrariamente a outras empresas norte-americanas cuja utilização é bloqueada na China, como é o caso do Facebook e da Google, a Microsoft, que empregou o fundador da ByteDance, mantém uma presença neste país asiático há mais de 25 anos. 

Sugerir correcção