Trânsito continua interditado na serra de Sintra até quarta-feira por risco de incêndio

Apenas transportes públicos e moradores podem continuar a circular. A circulação na serra Sintra está condicionada desde 17 de Julho.

Foto
Nuno Ferreira Santos

O trânsito na serra de Sintra, no distrito de Lisboa, vai continuar interditado até ao final do dia de quarta-feira, excepto a transportes públicos e moradores, devido ao risco de incêndio, determinou o município este sábado.

A circulação na serra Sintra está condicionada desde o dia 17 de Julho devido aos alertas laranja da Protecção Civil para risco de incêndio.

Em comunicado, a Câmara Municipal de Sintra refere que esta interdição, nas vias que integram o perímetro da serra, vai ser renovada às 00h00 de segunda-feira e mantém-se até às 23h59 de quarta-feira.

A autarquia justifica a decisão com a previsão para o concelho de Sintra de “risco de incêndio rural elevado e muito elevado até quarta-feira”.

“Urge proteger quem vive e visita Sintra com a adopção de medidas adequadas no âmbito da Protecção Civil. Urge preservar a serra de Sintra, Património Mundial UNESCO da Paisagem Cultural, e defendê-la para as gerações vindouras”, lê-se na nota.

As excepções à interdição referem-se a veículos de moradores e de empresas ali sediadas, transportes públicos de passageiros (todos os veículos titulares de alvará emitido pelo Instituto da Mobilidade e dos Transportes que realizam o transporte de passageiros), veículos de socorro, de emergência e das entidades integrantes do Sistema de Protecção Civil.

“A situação de interdição do trânsito nas vias municipais do perímetro da serra de Sintra será avaliada de 12 em 12 horas, podendo a interdição ser agravada ou desagravada, tendo em conta as condições que se possam vir a registar”, aponta a autarquia.

A Serra de Sintra, localizada no distrito de Lisboa, integra uma região de protecção classificada sensível ao risco de incêndio florestal, caracterizada por um elevado número de visitantes.

Sugerir correcção