Em pleno Verão, o turismo está “numa luta pela sobrevivência”

“Vai ser um péssimo Verão e um mau ano turístico. As empresas não irão recuperar tão cedo do impacto que estão a sofrer e não será o Verão a salvá-las”, diz o presidente da Confederação do Turismo de Portugal, Francisco Calheiros.

Foto
Confirmação da ausência de Portugal do corredor aéreo britânico foi mais uma má notícia para o sector, com destaque para o Algarve Duarte Drago

Há números que falam por si, e este é um deles: em Abril, os estabelecimentos turísticos contabilizados pelo INE contaram com 10.280 hóspedes estrangeiros. Um ano antes, tinham sido 1,4 milhões. No mesmo mês, os proveitos totais, já contando com os portugueses, foram de cinco milhões de euros, contra os 333 milhões de euros de 2019. Outro número: entre Março e Maio deste ano as entradas de dinheiro de turistas no país foram de 1105 milhões de euros, valor que equivale a uma quebra de 72,8% em termos homólogos - equivalente a quase 3000 milhões.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção