Covid-19 aumentou mais de 2,5 vezes a mortalidade em Espanha

No pico da pandemia, o número de mortos no país suplantava os da mortalidade prevista em 156,5%. Madrid teve a 27 de Março mais 432,7% de mortos do que era previsível. Mas a pior cidade foi Bérgamo, Itália, com quase nove vezes mais mortos do que seria de esperar.

Foto
Um paciente chega a um hotel de Madrid transformado em clínica para atender pacientes com sintomas mais leves de covid-19 SUSANA VERA/Reuters

As infecções pelo SARS-CoV-2 fizeram saltar a taxa de mortalidade em Espanha de tal forma que no pico da pandemia (5 de Abril) a taxa de mortalidade média no país suplantava em 156,5% a mortalidade prevista, de acordo com um estudo comparativo divulgado pelo jornal El Mundo. Espanha foi o país mais afectado pelo aumento do número de mortos devido à pandemia, mais de duas vezes e meia aquilo que se esperava.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção