Mudam-se os tempos, muda-se o Turismo

A peça de Tiago Correia que esteve no epicentro das acusações de censura ao Teatro Municipal do Porto encerrou o Festival de Almada. Seis meses depois da estreia e uma pandemia depois, as suas fragilidades cénicas são mais indisfarçáveis.

Foto
Turismo teve a sua estreia em Janeiro, num mundo pré-pandemia paulo pimenta

Em Janeiro, os turistas eram uma praga. Seis meses depois da estreia desta produção da companhia A Turma, com a praga covid-19 pelo meio, e quando a peça encerra o Festival de Almada, o regresso dos turistas é sonho de autarcas, de governos que disputam “corredores sanitários”, e principalmente dos que viviam deles e das suas compras e dos seus passeios e dos seus alugueres de curta duração e alto rendimento. Turismo não perdeu o seu sentido com os efeitos da pandemia na vida das cidades. Continua um espectáculo de intervenção sobre a realidade, mas a realidade é outra e as circunstâncias deixaram mais à vista as suas fragilidades cénicas.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar