O museu que está há 140 anos a “homenagear o povo dos Açores”

O Museu Carlos Machado, em Ponta Delgada, nasceu em 1880, ligado à História Natural. Actualmente, com três núcleos, apresenta um acervo “vastíssimo” e multidisciplinar e assume como missão criar “tensões com a comunidade”.

artes,culturaipsilon,escultura,pintura,acores,historia-natural,
Fotogaleria
Com o passar dos anos, o Museu Carlos Machado expandiu-se para além da sua colecção fundadora de História Natural RUI SOARES
artes,culturaipsilon,escultura,pintura,acores,historia-natural,
Fotogaleria
O Convento de Santo André é a casa do Museu Carlos Machado desde 1930 RUI SOARES
artes,culturaipsilon,escultura,pintura,acores,historia-natural,
Fotogaleria
A actual colecção do Museu Carlos Machado vai da pintura à numismática, dos instrumentos musicais à arqueologia RUI SOARES

As oito salas do núcleo de História Natural do Museu Carlos Machado, nos Açores, estão a abarrotar de animais taxidermizados. Numas, longas vitrinas expõem centenas de aves e de peixes. Noutras, expositores de madeira pregados na parede ostentam borboletas e outros invertebrados. Pelo meio, secretárias com pequenas gavetas guardam minerais, rochas e fósseis, acompanhadas por armários com extensos herbários. Há ainda uma sala com um cachalote gigante e outras habitadas por dezenas de mamíferos: leopardos, morcegos, vacas anãs típicas da ilha do Corvo e bezerros de duas cabeças.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção