Rio diz que taxa de desemprego em Portugal “é uma incógnita”

Líder social-democrata questiona o real significado do layoff, considerando que o mesmo pode querer dizer “semidesemprego ou emprego nenhum”.

Foto
Rui Rio está no AlgarveAlgarve "para conhecer os problemas reais da região devido à pandemia da covid-19" LUSA/FILIPE FARINHA

O presidente do PSD considerou esta quarta-feira que a taxa de desemprego em Portugal continua a ser “uma incógnita”, e que os números conhecidos são apenas estatísticos, sendo a taxa efectiva muito difícil de estimar.

“A taxa de desemprego em Portugal é uma incógnita, porque aquilo que foi hoje divulgado, era bom que fosse assim, mas não é, é pior”, afirmou Rui Rio aos jornalistas à margem de uma reunião com associações empresarias do Algarve, em Albufeira, no distrito de Faro.

Segundo Rui Rio, os números conhecidos nesta quarta-feira sobre o desemprego em Portugal referem-se “ao desemprego registado e a pessoas que estão no desemprego, mas não reflectem a realidade”.

“Nós temos imensas empresas e milhares de trabalhadores em layoff, desses trabalhadores quantos é que vão regressar ao trabalho e quantos é vão sair para o desemprego”, questionou o presidente dos social-democratas.

Rui Rio questiona também o real significado do layoff, considerando que o mesmo pode querer dizer “semidesemprego ou emprego nenhum”, ressalvando “que, se não houvesse empresas em layoff e uma taxa de desemprego de 7%, não seria bom nem mau”.

“Infelizmente a taxa de desemprego é um número, uma estatística, e, se formos à realidade, não sabemos efectivamente qual é a taxa de desemprego neste momento em Portugal, é muito difícil de estimar”, concluiu.

A taxa de desemprego subiu para os 7% em Junho, mais 1,1 pontos percentuais do que no mês precedente e mais 0,4 pontos percentuais do que no mesmo mês de 2019, segundo dados provisórios divulgados nesta quarta-feira.

Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), a população empregada em Junho (dados também provisórios) registou variações de 0,1% relativamente ao mês anterior e de -3,6% por comparação com o mesmo mês de 2019. Também nesta quarta-feira, o INE reviu em alta o valor da taxa de desemprego de Maio para 5,9% (os dados provisórios apontavam no mês passado para 5,5%), menos 0,4 pontos percentuais do que no mês precedente e menos 0,7 pontos do que há um ano.

O presidente do PSD iniciou esta quarta-feira uma visita de dois dias ao Algarve “para conhecer os problemas reais da região devido à pandemia da covid-19”, e reuniu-se durante a manhã, na Câmara de Albufeira com associações empresariais e turísticas. O líder dos social-democratas almoça com autarcas do PSD, em Quarteira, seguindo-se um encontro com associações de pescadores no Porto de Pesca de Quarteira.

Rio visita ao final da tarde uma empresa de viveiros agrícolas, em Faro, encerrando o dia com um jantar com empresários algarvios, em Castro Marim.

Sugerir correcção