Fotografia

David capturou a paixão de João pela madeira

Garagem Arte é um projecto realizado por David Tiago no âmbito da cadeira de Fotojornalismo, que retrata a paixão de João Rodrigues, de 80 anos, pela madeira. 

David Tiago
Fotogaleria
David Tiago

“A vida são umas férias que a morte nos dá”, assim se poderia resumir a vida de João Rodrigues, de 80 anos, capturado pela lente de David Tiago, um jovem estudante, natural de Braga, neste momento a concluir o curso profissional de Fotografia no Instituto Português de Fotografia.

A ideia surgiu no âmbito da disciplina de Fotojornalismo, leccionada por José Bacelar, num trabalho que se destinava a “retratar uma profissão”. “Tentei procurar algo que estivesse relacionado com a parte artesanal”, explica David ao P3. Foi através de uma amiga, sobrinha de João Rodrigues, que David conheceu o antigo guarda fiscal, natural de Vilarinho das Furnas, cujo gosto pela madeira lhe fora “passado pelo avô e pelo tio” desde os oito anos. 

Apesar do sonho, João Rodrigues não conseguiu fazer da madeira profissão e só mais tarde, já reformado, é que montou o seu atelier em Vila Verde, onde actualmente vive e passa os dias a fazer "engaços, tira-botas, bancos". “Gostei muito da sua história”, partilha David Tiago. “A maioria de nós quer chegar à reforma e ver o trabalho pelas costas, o João não, nunca é tarde para fazermos aquilo de que gostamos.”

Também David Tiago sonha poder trabalhar na área de que realmente gosta. Após ter frequentado o ensino secundário em Multimédia e ter trabalhado como fotógrafo freelancer, chegou à conclusão de que o que mais o fascina é o fotojornalismo, a fotografia documental. Agora que está a chegar à recta final do curso, pensa em retratar “temas sociais, problemas ambientais”: contar mais histórias como a de João Rodrigues.

Texto editado por Ana Maria Henriques

David Tiago
David Tiago
David Tiago
David Tiago
David Tiago
David Tiago
David Tiago
David Tiago
David Tiago