Sérgio Godinho celebra 75 anos com concerto em Lisboa

Dia 31 de Agosto, o autor de Nação Valente subirá ao palco do Teatro Maria Matos. A actuação servirá também para celebrar o seu 75.º aniversário.

Foto
Sérgio Godinho regressará ao Maria Matos depois de, em 2007, ter escolhido o teatro para uma série de cinco concertos de apresentação do álbum Ligação Directa Paulo Pimenta

Sérgio Godinho vai actuar a 31 de Agosto no Teatro Maria Matos, em Lisboa, e o concerto servirá para festejar os seus 75 anos, foi anunciado esta quarta-feira.

“Queria uma grande festa este ano, até que um bicho [covid-19] se intrometeu e nos virou as máscaras. A máscara é agora de verdade”, afirma Sérgio Godinho em comunicado divulgado pela promotora do espetáculo, a Vachier.

Assim, o aniversário será celebrado com um concerto em que Godinho será rodeado pelos Assessores, o conjunto de músicos que o acompanham habitualmente, formada por Nuno Rafael, Miguel Fevereiro, João Cardoso, Nuno Espírito Santo e Sérgio Nascimento.

O cantautor volta ao Teatro Maria Matos onde, em 2007, fez uma temporada de cinco concertos para apresentar, na altura, o álbum Ligação Directa. Os espectáculos resultaram, depois, na edição do álbum ao vivo Nove e meia no Maria Matos, lançado em 2008.

Sérgio Godinho nasceu no Porto, em 1945, e é considerado um dos renovadores da música portuguesa nos últimos 50 anos. Estudou Psicologia em Genebra durante dois anos, foi actor de teatro e começou a exercitar a escrita de canções nos finais dos anos 1960, sendo de 1971 o seu primeiro álbum, Os Sobreviventes, a que se seguiram mais 30 editados até aos dias de hoje. Nação Valente, o mais recente, saiu em 2018.

Apesar de ser conhecido sobretudo pela música, Sérgio Godinho tem canalizado a escrita criativa por outros géneros, como teatro, argumento para cinema, ficção para crianças, poesia e contos, em títulos como O Pequeno Livro dos Medos, O Sangue por Um Fio e Vida Dupla.

Em 2016 editou Coração Mais que Perfeito, o primeiro romance, ao qual se seguiu Estocolmo, em 2019.

Sugerir correcção