Caminho de Santiago: a aldeia de Trinta abriu um albergue para vinte

É uma das Aldeias de Montanha, na Serra da Estrela, e o alojamento para peregrinos vai permitir acolher quem faz o percurso entre Belmonte e a Guarda, no Caminho de Santiago pela Via de Portugal Nascente.

Chão
Fotogaleria
Espaço de alojamento no novo albergue União de Freguesias de Corujeira e Trinta
Serviços de Design de Interiores
Fotogaleria
Espaço comum no novo albergue União de Freguesias de Corujeira e Trinta
Cenário da montagem
Fotogaleria
A Aldeia de Trinta fica numa encosta da Serra da Estrela União de Freguesias de Corujeira e Trinta

A aldeia de Trinta, no concelho da Guarda, passou a dispor de uma unidade de alojamento e de apoio aos peregrinos que percorram o Caminho de Santiago pela Via de Portugal Nascente.

O Albergue de Peregrinos dos Trinta foi inaugurado no sábado e ocupa um dos pisos do edifício do Centro de Recursos Partilhados – Casa Tavares, que foi doado à freguesia por uma família de industriais.

A estrutura de apoio aos peregrinos possui uma área de convívio, sala de refeições e cozinha, serviços de apoio (lavagem de roupa, casas de banho e zona de duches), dormitório em beliches (lotação máxima para 20 pessoas) e um pequeno logradouro, segundo o presidente da União de Freguesias de Corujeira e Trinta, Carlos Fonseca.

O espaço está decorado com motivos relacionados com a indústria têxtil (mantas e cobertores) e com fotografias sobre a temática da lã e da pastorícia.

Segundo o autarca, o Albergue de Peregrinos é importante para a localidade que está integrada no projecto das Aldeias de Montanha, por permitir acolher os caminheiros no percurso entre a vila de Belmonte e a cidade da Guarda.

“O último albergue está localizado em Belmonte e, uma vez que os peregrinos entram [no concelho da Guarda] pela zona de Valhelhas, entre Belmonte e a Guarda, o albergue dos Trinta é o único que existe no percurso”, disse.

A existência da unidade de alojamento na aldeia de Trinta “é uma forma de os visitantes terem um ponto de descanso e de ficarem algum tempo para conhecerem a zona”, acrescentou.

O Albergue de Peregrinos foi inaugurado por Carlos Chaves Monteiro, presidente da Câmara Municipal da Guarda, e pelo vice-presidente Vítor Amaral. A obra da União de Freguesias de Corujeira e Trinta teve um apoio de dez mil euros do município.

Em finais de 2016, a Câmara Municipal da Guarda sinalizou no concelho 41 quilómetros do Caminho de Santiago – Via da Estrela, que abrange o território de dez freguesias.

"O lanço do Caminho de Santiago que atravessa o concelho da Guarda constitui um dos mais belos troços utilizados pelos peregrinos que se deslocam pelas Beiras a Santiago de Compostela, como forma de veneração ao apóstolo São Tiago Maior”, segundo o roteiro disponibilizado, na altura, pela Câmara Municipal e pelo Museu da Guarda.

O itinerário que está identificado e sinalizado na totalidade do seu percurso inclui as Freguesias de Gonçalo, Valhelhas, Famalicão da Serra, Fernão Joanes, Meios, União de Freguesias de Corujeira e Trinta, Maçainhas, Guarda, Faia e Aldeia Viçosa.

O Albergue de Peregrinos da aldeia de Trinta ocupa um dos três pisos do Centro de Recursos Partilhados – Casa Tavares, que também vai funcionar como centro de serviços e de projectos de negócio.

Segundo o autarca Carlos Fonseca, no imóvel já estão instalados uma cabeleireira, um fisioterapeuta, uma empresa da área da consultadoria, solicitadoria e advocacia e outra de fiscalização da obra de construção dos Passadiços do Mondego.

O espaço empresarial, que deverá ser inaugurado até ao final do ano, também deverá acolher um projecto na área de ensino gerido por uma residente de origem holandesa, um projecto de turismo e sustentabilidade de um residente belga e a produção de mantas e tapetes em tear manual de um artesão local.

Sugerir correcção