Auto-retrato de Rembrandt leiloado na Sotheby’s por 16 milhões de euros

Foi o valor mais alto pago em leilão por um auto-retrato do mestre holandês, mas uma pintura de Joan Miró atingiu no mesmo leilão o equivalente a 24,5 milhões de euros.

Foto
LUSA/NEIL HALL

Auto-retrato usando um colar e chapéu preto, de Rembrandt, datado de 1632​, foi vendido esta terça-feira por 14,5 milhões de libras (cerca de 16 milhões de euros) num leilão virtual da Sotheby's, estabelecendo um novo recorde para um auto-retrato do pintor holandês. 

Segundo a leiloeira, o quadro hoje vendido, e que recebeu seis licitações, é um dos únicos três auto-retratos do pintor que se encontram nas mãos de privados. O último a aparecer em leilão tinha sido vendido em 2003, por 6,9 milhões de libras esterlinas. 

A venda fez parte de um leilão on line com obras que abrangiam cinco séculos de história da arte, de Rembrandt a Pablo Picasso ou Joan Miró, cuja Mulher de Chapéu Vermelho, de 1927, ultrapassou o valor conseguido pelo auto-retrato de Rembrandt, tendo sido arrematada por um pouco mais de 22,3 milhões de euros, correspondentes a 24,5 milhões de euros.

“Com a mudança do calendário mundial de arte global, também nós aproveitámos a oportunidade para fazer as coisas de forma diferente”, disse a presidente da Sotheby"s Europe, Helena Newman. O leilão, acrescentou, foi pensado para “uma nova geração de coleccionadores [que] mostram menor preocupação com as categorias do mercado de arte tradicional do passado”, acrescentou.

Entre as pinturas que atingiram cotações mais altas incluíam-se ainda uma Natureza Morta de Fernand Léger (13,3 milhões de euros) uma escultura de Alberto Giacometti, Mulher de Pé (11,6 milhões de euros), uma pintura a óleo de Gerhard Richter, Nuvens (Janela), vendida por 11,4 milhões, um desenho de Picasso, Mulher Adormecida (8 milhões), e uma pintura de Matisse, Dançarina num interior com pavimento verde e preto (7 milhões). 

O leilão incluiu ainda um tríptico de Banksy, Vista do Mar Mediterrâneo, pintado em 2017. Apresentado em elaboradas molduras tradicionais, esperava-se que este conjunto, onde se vêem coletes salva-vidas cor-de-laranja, numa alusão às vidas perdidas no mar durante a crise da imigração europeia, viesse a atingir entre 800 mil e 1,2 milhões de libras, mas o tríptico acabou por ultrapassar largamente a estimativa e foi licitado por mais de 2,2 milhões de libras (quase 2,5 milhões de euros), que se destinarão à criação de um hospital para crianças, em Belém, na Cisjordânia.

O tríptico esteve em exibição no hotel The Walled Off, em Belém, inaugurado em 2017 e co-desenhado pelo próprio Banksy, e que tem a particularidade de todos os seus quartos estarem virados para o muro de separação da Palestina, construído por Israel.

A Sotheby"s London adianta que cerca de dois terços das obras à venda nunca tinham estado antes em leilão, e que a maioria das restantes tinha estado fora do mercado durante duas décadas.

Sugerir correcção