Silenciado mas resistente entre as ruínas da RDA

Soou mais de 40 anos, grande parte deles com as palavras silenciadas, e desapareceu quando a República Democrática da Alemanha se desmembrou e foi absorvida pelo lado Ocidental. Ainda chegaram a propor que pelo menos um só verso soasse no hino da Alemanha reunificada – sem resultado. Mas a música de Eisler não morreu, nem a ideia de um novo hino alemão.

Foto
Mais de dez mil membros da Juventude Livre da Alemanha assinalam, na noite de 6 de Outubro de 1989, os 40 anos da criação da RDA Reuters

No próximo dia 3 de Outubro, a Juventude Livre da Alemanha (FDJ) tenciona marchar em Berlim para marcar o 71º aniversário da criação da Alemanha Democrática (RDA). Os camisas azuis chegaram a ser 2,3 milhões de pessoas no princípio dos anos 1980. Era a organização oficial da juventude do país e todos os anos realizava um prestigiado festival de música, por onde passaram entre muitos artistas de esquerda do mundo inteiro, Luís Cília, Carlos Paredes e Trovante.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção