RTP faz-se à Estrada Nacional 2: são nove dias de directos

As manhãs e tardes da RTP1 vão ser dedicadas à Rota N2 de 28 de Julho a 7 de Agosto.

Foto
EN2: 739 quilómetros de atracções rotan2

A programação habitual diurna da RTP1 vai ter uma nova estrela, pelo menos durante quase duas semanas: a emissão das manhãs e tardes passa a chamar-se Rota N2 e será preenchida com directos ao longo da Estrada Nacional 2, a “maior e mais mítica estrada portuguesa”, como é anunciada.

Entre 28 de Julho e 7 de Agosto, de segunda a sexta-feira, nos períodos 10h-13h e 14h30-17h30, a EN2, que celebrou 75 anos e se tornou uma verdadeira atracção turística (por cá e além-fronteiras), a equipa de apresentadores da RTP partirá à descoberta dos 739 quilómetros desta via, que vai de Chaves a Faro.

“Ao longo desta viagem”, informa a RTP, “vamos conhecer alguns dos pontos mais emblemáticos da estrada nacional que atravessa 11 distritos e 35 concelhos, mais de uma dezena de rios e quatro imponentes serras que atestam a enorme diversidade do interior de Portugal”.

O programa Rota N2 conta com apresentação de Tânia Ribas de Oliveira, José Pedro Vasconcelos, Vanessa Oliveira, José Carlos Malato, Joana Teles, Isabel Angelino e os repórteres Inês Carranca e Tiago Goes Ferreira.

Além da habitual animação de Verão, a promessa é de revelar uma “estrada rica em gentes, em histórias, em património, em cultura”, mas também “a riqueza gastronómica e as paisagens naturais”. Ainda em Junho, a RTP já tinha destacado a estrada, estreando um documentário sobre a odisseia de Afonso Reis Cabral, que percorreu a pé a via, tendo também escrito um livro sobre a experiência.

Desde que foi criado um projecto de divulgação da longa estrada como rota turística (precisamente a Rota N2), esta não tem parado de receber turistas e atenções: nos EUA já foi destacada como a Route 66 portuguesa, um apodo que entretanto se generalizou.

“A EN2 tem sido muito procurada. No ano passado, não sendo os números oficiais, andarão acima dos 50 mil os turistas que percorreram a estrada, tanto portugueses como estrangeiros, nomeadamente espanhóis”, dizia recentemente à Lusa Luís Machado, presidente da Câmara de Santa Marta de Penaguião, no distrito de Vila Real, que também preside à Associação de Municípios da Rota da Estrada Nacional 2 (AMREN2).

Já este ano, foi lançada uma app oficial dedicada a ajudar quem se quer fazer à estrada

Sugerir correcção