Xi Jinping deveria estar com insónias?

Mike Pompeo veio à Europa propor uma aliança para conter a China. A Europa prefere esperar por… Biden. Não gosta do tom de nova “Guerra Fria” de Washington. Mas ganhou consciência de que alguma coisa tem de mudar na sua relação com Pequim.

1. O secretário de Estado americano Mike Pompeo escolheu Londres para insistir no seu mais recente desafio à Europa: juntem-se aos Estrados Unidos para formarmos uma grande aliança destinada a conter a China. A visita decorreu na semana passada. “Temos esperança de que seja possível construir uma coligação que entenda esta ameaça e que queira trabalhar colectivamente para convencer o Partido Comunista Chinês de que não é do seu interesse envolver-se neste tipo de comportamento”, disse Pompeo em Londres, ao lado do seu homólogo britânico Dominic Raab. O “comportamento” a que o secretário de Estado se refere é hoje reconhecido em muitas capitais europeias como inaceitável. À primeira vista, o momento para lançar este desafio não poderia ser mais oportuno.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção