Governo manda elaborar estratégia nacional de recursos geológicos

Documento deve ser entregue nos próximos dois anos e indicar outras áreas necessárias para lançamento de futuros concursos. Proposta de decreto de lei para regulamentar actividade mineira já abre as portas à extracção em alto mar.

Foto
Proposta para regulamentar actividade mineira já abre as portas à extracção em alto mar SERGIO AZENHA / PUBLICO

Assim que a pasta dos recursos minerais foi parar à tutela do Ministério do Ambiente, saindo da alçada do Ministério da Economia, que produziu a Estratégia Nacional para o Lítio, por exemplo, uma das primeiras afirmações de Matos Fernandes foi que o Governo não tencionava avançar com um plano de fomento mineiro. Do que se lê no decreto-lei com que pretende regulamentar a actividade extractiva, a intenção do executivo é avançar com uma Estratégia Nacional dos Recursos Geológicos que, de acordo com o articulado, deverá “revestir a natureza de programa sectorial”.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção