Concurso para 60 médicos no Algarve não tem um único candidato

ARS abriu concurso para 60 médicos há mais de um mês e nem um apareceu ainda. A oferta de alojamento e de transporte não chega para seduzir profissionais de saúde. Os enfermeiros também são escassos.

Foto
A presença de enfermeiros nas praias não é consensual Rui Gaudêncio

O reforço sazonal de profissionais de saúde no Algarve durante a época balnear não passa, para já, de uma miragem. Dos 60 médicos pedidos pela Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve, não houve ainda sequer um candidato. A mobilidade interna é apenas um “anúncio propagandístico”, diz o secretário-geral do Sindicato Independente dos Médicos (SIM), Roque da Cunha. Para atrair clínicos de outras regiões, a ARS oferece alojamento, paga deslocações, mas nem assim consegue arrancar profissionais de saúde de outras regiões.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção