A Música Portuguesa a Gravar-se a Ela Própria: alunas do Ginasiano Escola de Dança — Maçadeiras do Meu Linho

São muitas as vezes em que queremos desistir. Não é fácil erguer um projecto destes, especialmente porque não valorizamos a cultura tradicional e popular em Portugal. Mas depois há dias em que percebes que basta um gesto e tudo está salvo. E isto é muito bonito e por isto vale a pena todos os esforços do mundo.

Um professor de música de jovens bailarinos em formação no Ginasiano Escola de Dança, em Vila Nova de Gaia, decidiu apresentar aos alunos a MPAGDP, durante a quarentena e as aulas online.

O resultado final foi a gravação de 14 canções, com versões dos alunos, a partir de 14 canções seleccionadas por eles da MPAGDP. Os alunos criaram livremente algumas sequências rítmicas para acompanhar as canções.
Esta é uma delas.

Em tempos de isolamento social devido ao surto do novo coronavírus, Tiago Pereira, fundador do projecto A Música Portuguesa a Gostar Dela Própria, começou a convidar artistas de todo o país a filmarem-se a tocar uma canção — é A Música Portuguesa a Gravar-se a Ela Própria. E também os filma à janela. O P3 partilha regularmente estes vídeos.