Em Beja, o mercado fechou e a venda é na rua sob 40 graus. Vendedores, peixe e legumes já saem “assados”

O mercado municipal de Beja vai estar em obras durante ano e meio mas a câmara local não disponibilizou instalações alternativas para 19 comerciantes de produtos perecíveis que passaram a vender na rua. Tudo coze debaixo de tanto calor e as moscas fazem a festa.

comercio,beja,local,alentejo,meteorologia,agua,
Fotogaleria
comercio,beja,local,alentejo,meteorologia,agua,
Fotogaleria
comercio,beja,local,alentejo,meteorologia,agua,
Fotogaleria
comercio,beja,local,alentejo,meteorologia,agua,
Fotogaleria
comercio,beja,local,alentejo,meteorologia,agua,
Fotogaleria
comercio,beja,local,alentejo,meteorologia,agua,
Fotogaleria
Carro
Fotogaleria
comercio,beja,local,alentejo,meteorologia,agua,
Fotogaleria
,Veículo comercial
Fotogaleria
comercio,beja,local,alentejo,meteorologia,agua,
Fotogaleria

Há quase duas semanas que os termómetros se aproximam ou tocam 40 graus centígrados no interior alentejano. E é sob sucessivas ondas de calor que são expostos, ao ar livre, no mercado de Santo Amaro, junto à torre de menagem do castelo de Beja, produtos perecíveis como frutas, legumes e peixe. 

As condições que a Câmara de Beja faculta tanto a vendedores como a consumidores contrariam as regras de venda de alimentos ao ar livre. “Nem quero lembrar que estamos a vender como há 30 anos”, lamenta-se ao PÚBLICO Fátima Silva, peixeira. “Nem sequer temos uma torneira para lavar o peixe ou condições para afastar as moscas que quase nos comem vivas”. Mas não é só a falta de água que lhe transtorna o negócio: “o calor que temos de suportar faz da venda um martírio”, acentua.

Junta a este conjunto de situações anómalas a inexistência de um sistema de frio. Nas condições actuais, o pescado é mantido durante horas em barras de gelo, que rapidamente desaparecem. Acresce a preocupação com a “falta de cuidado das pessoas que se abeiram do pescado sem máscara” ou sem preocupação por manter o distanciamento social, acrescenta o marido de Fátima Silva. Sentado no lancil do passeio junto à carrinha onde expõe sardinhas, carapaus e pouco mais, o vendedor fazia contas do que ainda estava para vir enquanto despacha um cigarro.

Desde que a Câmara de Beja decidiu encerrar o mercado municipal, no dia 30 de Junho, para obras de remodelação em toda estrutura, só vende aos sábados. E quando a autarquia desmontar a câmara frigorífica, onde o peixe era guardado, “acaba-se o gelo e deixo de poder trabalhar”.

Não arriscam comprar mais pescado por não terem onde o acondicionar. “Tínhamos tanta clientela e agora deixaram de vir. Quem é que compra peixe quando a gente não tem condições”. No mercado municipal vendia 15 caixas de sardinha numa manhã de sábado, agora fico-me pelas 5, acrescenta Fátima Silva.

No outro lado da rua, António Pimpão oferece dois quilos de sardinha a sete euros. Também deixou de ter hipóteses de ganhar o suficiente para garantir o sustento da família. “Não estou a vender o que vendia no mercado municipal”.

O calor é o que mais incomoda: “Os da câmara é que deviam vir para aqui trabalhar em tão más condições. Não se pode ter peixe confinado daquela maneira com 40 graus de temperatura”, diz o vendedor que se lamenta de nem poder escamar ou cortar as peças de pescado.

"Meteste os tomates no micro-ondas?”

Os vendedores de frutas e legumes fazem coro com os peixeiros nas queixas pelas más condições que o mercado ao ar livre oferece. A autarquia colocou-os em 13 pequenas tendas que normalmente são usadas para a exposição de artesanato ou para funcionarem como tasquinhas. “Estive lá dois dias e o calor cozeu-me a fruta”, contou ao PÚBLICO, Aníbal Bento, recordando um comentário que a esposa lhe fez quando chegou ao local da venda na altura de arrumar os produtos. “Olha lá como tens os tomates! Meteste-os no micro-ondas?” E parte dos legumes “vai para o lixo” .

O comerciante diz que são 19 as pessoas afectadas pelo encerramento do mercado municipal e que se dedicam à venda de peixe, frutas e legumes, sem que a autarquia disponibilizasse, até ao momento, um espaço alternativo onde pudessem exercer a sua actividade até que esteja concluída a remodelação do edifício do mercado municipal.

Os protestos fizeram-se sentir e o executivo municipal comprometeu-se com a instalação de um espaço alternativo, dentro de três meses, mas a solução apresentada não foi bem acolhida pelos vendedores com o argumento: “Trabalhamos no Verão para ganhar para o Inverno”, Como tal, “não podemos ficar em casa três meses à espera que a câmara nos arranje um espaço com mínimo de condições para vender o nosso peixe e as nossas hortícolas” observa António Pimpão.

Numa reacção espontânea, recusaram-se a abandonar as instalações do mercado municipal e foram pedir explicações ao presidente da autarquia, Paulo Arsénio (PS) na reunião de câmara, realizada a 1 de Julho. 

Confrontado com a ocupação do mercado, o autarca explicou que a câmara “tem actuado de boa-fé para corresponder às solicitações dos operadores” realçando o desconforto que a situação lhe causava: “Não gostámos do que fizeram. Pareceu-nos uma atitude precipitada com que não contávamos”.

Para alojar os nove vendedores de peixe saídos do mercado municipal, a câmara adquiriu um contentor com 12 metros quadrados de área. Mas a opção revelou-se “impraticável” porque só dava para duas bancas de venda e mesmo assim “não dispunham das condições ideais”, reconheceu ao PÚBLICO o autarca, explicando que o executivo “iniciou de imediato a procura de soluções que permitissem uma melhor reinstalação dos revendedores de pescado” que só estará em condições de receber as bancas de venda dentro de três meses. “Resta-nos fazer mea culpa porque sabemos que as pessoas estão numa situação difícil”, confessa Paulo Arsénio, reconhecendo que não tem uma solução imediata.

Os peixeiros e vendedores de fruta e hortícolas vão continuar a ter de vender os seus produtos durante os próximos dois anos debaixo de um sol inclemente e dentro de alguns meses vão suportar o frio e chuva caso não se encontrem alternativas.

Paulo Arsénio queixa-se que “até nem dorme” a pensar numa solução para o problema. Quem foi forçado a abandonar o mercado municipal sem alternativa, não descansa enquanto a autarquia não os acomodar num sítio onde possam ganhar a vida. Está aquilo a que se costuma designar nos falares alentejanos “um baile armado.”

Sugerir correcção